Foi aprovado na sessão da terça-feira, na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, o requerimento do vereador Pedro Américo de Almeida (PT) que questiona o zoneamento escolar no município. O sistema de zoneamento escolar é adotado pela Secretaria Municipal de Educação para a criança tenha direito a vaga na creche ou em uma escola mais próxima da sua casa.
Pedrinho quer explicações da Secretaria Municipal de Educação para que informe como é feito o zoneamento escolar para fins de definição de prioridade para vagas em escolas e creches. Segundo o vereador, o sistema de zoneamento que define as vagas nas escolas e creches da cidade não está funcionando. “Muitos pais me questionam sobre o direcionamento de matrículas em escolas e qual seria a escola mais próxima a sua residência em que o filho teria direito a matrícula. Visando a transparência do processo, solicitei via requerimento esclarecimentos necessários”, disse Pedrinho.
A vereadora Carla Sássi (PSB) apoiou o requerimento e afirmou que a transparência é importante, mas também disse que há pessoas que entregam comprovante de residência falso para obter uma vaga em uma escola e prejudicando quem mora próximo que teria direito a matrícula. O vereador Sandro José (PSDB) disse que é necessário implantar sistemas de identificação na qual os dados seriam utilizados para comprovar o endereço do solicitante das vagas junto a Secretaria Municipal de Educação.
O vereador João Paulo Fernandes Rezende (DEM) afirmou que todos os vereadores pedem vagas nas escolas. “Como a gente vai cobrar esse zoneamento se nós vereadores pedimos vaga? Então esse zoneamento não vai funcionar”, frisou o vereador.