Marcha de cavalos e muares será tema de palestra na Una Lafaiete

Os amantes de equídeos devem ficar atentos. Vem aí um evento que vai tratar de um assunto de interesse para criadores, instrutores, especialistas na área e também para quem gosta de cavalos, mulas e burros.

O palestrante Lúcio Sérgio de Andrade.

A Una Lafaiete vai sediar nesta sexta-feira, 14/06, a palestra “Caracterização dos tipos de marcha de cavalos e muares”. O evento é aberto público, totalmente gratuito, com emissão de certificado e realizado em parceria com o Clube do Cavalo de Conselheiro Lafaiete e a ABC Muar. “A Una abre suas portas e abraça essa iniciativa em parceria com as entidades ligadas aos cavalos e muares porque sabemos da grande importância desse setor para a cidade e região. E será também uma oportunidade para que mais pessoas conheçam a infraestrutura, potencial e qualidade de ensino que a nossa instituição oferece”, comenta Flávia Ribeiro, diretora da Una Lafaiete. 

A palestra será ministrada por Lúcio Sérgio de Andrade, zootecnista referência na área graduado pela Universidade Federal de Lavras-MG, com especialização na Texas A & M University, College Station, Texas – Estados Unidos, nas áreas de reprodução, nutrição, genética e julgamento de equinos.

Há 10 anos Lúcio Andrade reside no Estado do Kentucky – EUA, onde trabalha com raças de andamento marchado como consultor de haras, instrutor de equitação e de cursos. Entre as principais atividades acadêmicas, o zootecnista é autor de pesquisas em diversas áreas como Herança Genética da marcha, Relação entre Morfologia e Marcha, Biomecânica da marcha, Sistemas de análise das modalidades de marcha, entre outros.

E o currículo de Lúcio Andrade vai além. Ele é autor do Projeto Controle Zootécnico de muares de origem Pêga, tendo como finalidade identificar os melhores jumentos produtores de muares campeões em provas de marcha, e as melhores raças equinas para orientar os cruzamentos. E é coordenador de dezenas de simpósios e congressos nacionais e internacionais de equídeos marchadores. “A palestra orientará um sistema de análise com precisão das modalidades e respectivas submodalidades de marcha, com base nos variados graus da dissociação, no estilo da movimentação, comodidade e sonoridade”, explica Lúcio Andrade.

Serviço:

Palestra: “Caracterização dos tipos de marcha de cavalos e muares”

Local: Una Lafaiete – Rua Melvin Jones, 90, Campo Alegre – Conselheiro Lafaiete

Horário: 19 horas

Inscrição gratuita: 3761- 5577 (vagas limitadas)