O Programa de Controle Ético de Natalidade Animal do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), o Castramóvel Regional, já entrou em ação. Em outubro, o veículo, adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado estadual, Glaycon Franco, está sendo utilizado pela Associação Lafaietense de Proteção aos Animais (ALPA), na zona rural de Lafaiete, em uma etapa complementar de qualificação da equipe do consórcio.

O serviço já passou por São Gonçalo, Gagé e Rancho Novo. Até o final do mês, ainda serão contemplados Almeidas e Buarque de Macedo. A partir de novembro, o Castramóvel Regional irá passará a prestar o serviço, com equipe própria, nas demais cidades consorciadas, em parceria com as demais ONG’s.

No próximo mês, serão atendidos São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas e Caranaíba. Já em dezembro, Cristiano Otoni, Ouro Branco e Brumadinho. Na sequência, virão outras cidades. Em cada uma delas, haverá também campanha educativa nas escolas. Na terça-feira, 22/10, cerca de 20 animais, entre cães e gatos, foram castrados no Rancho Novo. O secretário-executivo, Rodolfo Gonzaga, e a diretora administrativa do Codap, Fabiana Rodrigues Pereira, realizaram visita técnica naquela comunidade na terça-feira.

Congonhas também será beneficiada pelo Castramóvel Regional, de forma a complementar o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde. O município conta com a Unidade de Vigilância de Zoonoses Sebastião Maurício que funciona no Plataforma. O Castramóvel Regional é uma forma de controle da população de cães e gatos nos municípios consorciados através de uma base móvel que possui o centro cirúrgico adaptado para esterilização dos animais.
Do programa multidisciplinar e humanitário de manejo de animais, constam, além da castração, a educação em guarda responsável, registro de identificação, promoção de adoção, além de ações de educação ambiental e humanitária para incentivar o respeito aos animais e promover o bem-estar deles. Veterinária e membro da ALPA, a vereadora Carla Sássi coordena a castração de animais que está acontecendo pela zona rural de Conselheiro Lafaiete, pelo 5º ano seguido, com profissionais de saúde do município.
Estão sendo atendidos 20 animais por dia em média, com a utilização de dois trallers da ONG e a unidade móvel do Codap, adaptada para procedimentos cirúrgicos em cães e gatos. Esta experiência em Conselheiro Lafaiete serve para que a equipe do consórcio acompanhe o serviço e depois o desenvolva nas outras cidades consorciadas.
Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook