Nível dos rios diminui em Congonhas, mas Defesa Civil continua em alerta

Depois de uma trégua, a chuva voltou a cair em Congonhas na tarde deste sábado, 25/01. No entanto, a previsão é de 20 mm. Para este domingo, é esperada uma precipitação de 15 mm.

Segundo a Defesa Civil, os rios Maranhão e Santo Antônio diminuíram, aproximadamente, um metro nas últimas horas. O volume da água também diminuiu em Vila Marques, Vila São Vicente, Fonte dos Moinhos e Residencial. Uma equipe da Prefeitura está de plantão para fazer a limpeza dos rios e das ruas afetadas.

No Jardim Profeta, ainda há pontos de alagamento, mas é possível transitar pelos locais. No bairro, duas casas foram interditadas pela Defesa Civil. Em Santa Quitéria também houve alagamento. O bairro é ponto de encontro dos rios Maranhão e Paraopeba, que, por estar muito cheio, dificulta a vazão do primeiro, provocando inundação. A Prefeitura está monitorando a situação.

Segundo relatório da Defesa Civil, nessa sexta-feira houve um volume de chuva de 117.2 mm. No município, 50 pessoas foram desalojadas, e cinco, desabrigadas. Os moradores estão sendo abrigados nas escolas municipais Engenheiro Oscar Weinschenck, Maria Batista de Jesus e João Olyntho Ferraz. Outros foram para casas de parentes e amigos.

Moradores de encostas, ruas íngremes e população ribeirinha devem redobrar a atenção e procurar local seguro, caso necessário. A Defesa civil está atenta aos fenômenos meteorológicos e alerta para atender solicitações de atendimento. Em caso de necessidade, ligue 3731-4133 e 199 ou 190 para emergências.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook