Lafaiete avança para Onda Verde e amplia horário de funcionamento de bares e restaurantes

A cidade de Conselheiro Lafaiete irá avançar para Onda Verde do plano Minas Consciente a partir deste sábado, 31/07. A melhora nos índices da pandemia na Macrorregional Centro-Sul, na qual o município faz parte, possibilitou o avanço para fase mais flexível do plano Minas Consciente criado pelo Governo do Estado para a retomada das atividades econômicas.

Apesar da progressão, a Secretaria Municipal de Saúde manterá normas mais restritivas em relação ao que é permitido na Onda Verde, visando manter sob controle a epidemia e evitando uma nova regressão. O Decreto nº 159, publicado nesta sexta-feira, 30/07, estabelece medidas sanitárias para primeira semana de classificação na Onda Verde.

As medidas adotadas pelo município seguem orientação do Comitê da Macrorregião Centro-Sul, ocorrida na manhã de hoje. São destaque, a ampliação de funcionamento de bares e restaurantes, até à 1h. Os eventos ficam permitidos com 30% da capacidade dos estabelecimentos com limite máximo de 300 pessoas, em locais fechados. Já para os locais abertos, 50% da capacidade do estabelecimento, limitado a 600 pessoas.

Mesmo com a progressão de onda e queda nos índices, a Secretaria Municipal de Saúde alerta que as medidas de proteção precisam ser seguidas rigorosamente, visando evitar uma situação de risco à saúde da população.  Por isso, permanece a orientação para que todos sigam rigorosamente os protocolos sanitários e mantenham os cuidados como evitar aglomerações, fazer o uso correto de máscara, manter distanciamento e fazer a higienização constante das mãos e dos ambientes.
Confira o decreto na íntegra