A Prefeitura de Ouro Branco segue nas atividades de apoio e suporte da comunidade devido às fortes chuvas. Entre os dias 09/01, domingo, e 10/01, segunda-feira, até o momento, foram registrados deslizamentos de terra, quedas de muros e árvores, tanto na área urbana quanto na área rural.

Na MG 443, acesso a BR 040, apareceram rachaduras no trecho próximo à UFSJ. O DER e a Polícia Rodoviária Estadual foram informados para as providências cabíveis. Na tarde de domingo, no Centro, na rua Leôncio de Paula Almeida, a equipe de Proteção e da Defesa Civil determinaram temporariamente, a saída de moradores de dois prédios e três residências, devido ao deslizamento de um talude.
Após a passagem do período crítico das chuvas, as autoridades retornaram ao local para uma nova análise. Os moradores foram para a casa de parentes e amigos; e dentro da necessidade, receberam suporte da Secretaria de Desenvolvimento Social. A ação contou com o apoio da 65ª Companhia da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
Também foram realizadas várias vistorias e suporte aos acionamentos realizados por moradores, ações para desobstrução e limpeza em diversos pontos da cidade, como Vale do Engenho, Siderurgia, MG-129 entre Ouro Branco e Ouro Preto, trevo de Santa Rita, estradas vicinais (João Gote, Morro do Campestre, Itatiaia, etc). Foi registrado também pela Polícia Militar uma Carreta Bitrem obstruindo o trânsito na rua Safira, Alto Chalet, etc.
A Secretaria de Infraestrutura também alerta moradores da área rural, próximo a córregos e rios. O grande fluxo das chuvas pode causar deslizamento de terra e transbordamento dos rios, causando a interdição temporária de estradas rurais (vicinais). Seguem os alertas de sinalização especial na rua Miguel Vieira Júnior (afundamento parcial da via); na via na parte alta da capela Nossa Senhora Mãe dos Homens (afundamento parcial do calçamento) e rua Senhora de Oliveira, bairro 1º de Maio (afundamento parcial da via).
A Secretaria de Desenvolvimento Social realiza vistorias e acompanhamento de famílias e também coordena o recebimento de doações para as vítimas das chuvas nas cidades vizinhas. SOS Vítimas da Chuva: Doações: Alimentos não perecíveis; Roupas de cama, colchões e cobertores limpos; Materiais de higiene pessoal; Materiais de limpeza. Ponto de coleta: Ginásio Poliesportivo Raimundo Batista, das 7h às 17h, entregar aos Anjos da Rua. As equipes da Proteção e da Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Desenvolvimento Social seguem em sistema de plantão e informam que o alerta para as chuvas continua.