Zema declara situação de emergência em mais de 200 municípios e Congonhas está na lista

Continua após a publicidade..

Nesta quarta-feira, 12/01, o governador do Romeu Zema (Novo) publicou no Diário Oficial de Minas Gerais o Decreto 17 declarando situação de emergência em 220 municípios mineiros em decorrência das chuvas intensas, e Congonhas está na lista. Assim, fica autorizada a mobilização dos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, no âmbito do Estado, para prestar apoio complementar aos municípios atingidos.

Ruas de Congonhas ficaram cobertas de lama.

O alto volume de chuvas dos últimos dias, em Congonhas, provocou inundações, enxurradas, enchentes e alagamentos em vários bairros da cidade. Consequentemente, os desastres resultaram em danos materiais e psicológicos, além de prejuízos econômicos. O número de desabrigados já passa de 200. Estes, estão sendo atendidos em escolas municipais da cidade. Em virtude desta situação de calamidade, o prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza, publicou no Diário Oficial do dia 08 de janeiro de 2022 o Decreto 7298 (pode ser acessado em www.congonhas.mg.gov.br) declarando situação de emergência no Município.

Continua após a publicidade..

Desde a última sexta-feira, 08/01, foi realizada uma força-tarefa com integrantes de todas as secretarias para determinar ações e como seriam os trabalhos em relação às chuvas.  A equipe da Defesa Civil, Trânsito, Assistência Social, e diversos servidores de todas as secretarias, Guardas Civis em parceria com o corpo de Bombeiros e Polícia Militar, trabalharam intensamente em plantões para atender as demandas que chegavam a cada minuto no setor de operações.

Todas as soluções para os problemas enfrentados foram resolvidos no curto espaço de tempo para que os moradores pudessem ter sua vida preservada. As Escolas Municipais foram abertas e nelas um mutirão de voluntários se apresentaram para ajudar a quem mais precisava, o cidadão Congonhense. O prefeito esteve em todos os locais atingidos, nos abrigos, sempre reforçando a importância de tratar com dignidade todos que estavam precisando naquele momento. Kits de roupas, alimentos, artigos de higiene pessoal, limpeza foram montados e estão sendo distribuídos desde o último sábado, 08/01, para as famílias vítimas das chuvas.

A Defesa Civil esteve em diversos pontos da cidade e com ajuda das assistentes sociais, Guardas Civis, Bombeiros, Militares, conseguiram retirar os moradores em área de risco. A cidade de Congonhas ainda sofre com pontos de interdição e com moradias em risco. Mas, desde a noite de segunda-feira, 10/01, com a diminuição das chuvas que as ruas estão sendo limpas para que o trânsito possa voltar ao normal. Até terça-feira, 10/01, mais de 300 caminhões de lama foram retirados nos locais atingidos.

Para o prefeito ainda tem muito trabalho pela frente. “Sabemos da situação da nossa cidade, da situação dos nossos moradores. Tudo está sendo tratado com o maior empenho para que as soluções para estes problemas das altas chuvas que atingiu diversas famílias seja resolvido o mais rápido possível. Estive nos abrigos, conversei com as famílias. Nossa equipe está empenhada para que tudo seja resolvido. Agradeço a cada um que se dispôs a ajudar. A cada voluntário de vários cantos da cidade que trouxe além de doações, uma palavra de conforto, carinho. As Ongs, equipe da zoonoses e também voluntários que ajudaram nos resgates dos animais. Só temos a agradecer. Juntos passaremos por mais esta situação”, afirma o prefeito.

PUBLICIDADE