AFilarmônica de Minas Gerais,uma das iniciativas culturais mais bem-sucedidas do país, dá início às suas turnês por Minas Geraisneste mês de julho, uma realização da Gerdau. No dia 10, domingo, a Orquestra faz apresentação gratuita em Congonhas. O concerto apresentado pela Gerdau será realizadoàs16 horas, na Romaria, importante espaço turístico e religioso da cidade.
Sob a batuta do maestro José Soares, regente associado da Filarmônica, a orquestra leva um repertório totalmente brasileiro, destacando a variedade de estilos e as influências das nossas raízes na música orquestral feita no país, com obras de Alberto Nepomuceno, Eleazar de Carvalho, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, Guerra-Peixe, Lorenzo Fernandez e Carlos Gomes.
Para José Soares, as turnês estaduais da orquestra reforçam nossa tradição de ampliar o acesso à música de concerto e conquistar novos públicos. “É muito importante que um número cada vez maior de pessoas tenha a oportunidade de assistir à Orquestra”, afirmou. Sobre o repertório, José Soares diz que os mineiros e mineiras vão ficar encantados por ouvir obras de grande beleza e qualidade criadas por brasileiros.
Este projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Instituto Cultural Filarmônica. Este concerto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo e Eventos.
Turnê Estadual
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Congonhas (MG)
10 de julho – 16h – Romaria
Concerto gratuito
PROGRAMA
José Soares, regente
Francisco M. da SILVA Hino Nacional Brasileiro
Alberto NEPOMUCENO O Garatuja: Prelúdio
Alberto NEPOMUCENO Batuque
Eleazar de CARVALHO Tiradentes: Prelúdio do 3º Ato
Francisco MIGNONE Congada, Dança Afro-brasileira
Gilberto MENDES Ponteio
César GUERRA-PEIXE Mourão
Oscar Lorenzo FERNANDEZ Batuque
Carlos GOMES Fosca: Sinfonia
Carlos GOMES O Guarani: Protofonia