Fiscalização Ambiental faz operação para coibir transporte irregular de minério na Serra de Ouro Branco

Continua após a publicidade..

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com apoio da Gerencia de Trânsito, realizou na quarta-feira (04/01) uma operação na MG-129 na entrada da Unidade de Conservação da Serra de Ouro Branco. Uma lei municipal proíbe o trânsito de carretas dentro da cidade e de áreas protegidas.

Fiscalização foi realizada na MG-129.

As transportadoras têm sido comunicadas frequentemente sobre a proibição, mas as carretas não estavam respeitando as orientações e a sinalização. Com isso, medidas mais rigorosas de fiscalização foram adotadas como a realização de operações frequentes em dias e horários alternados, culminando com a aplicação de multas.

Continua após a publicidade..

O descumprimento da norma é considerado como infração ambiental e a multa parte de R$ 600,00, podendo ser agravada e aumentada consideravelmente em alguns casos. O transporte de minério rodoviário tem se tornado um problema sério nas rodovias públicas e a Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Branco não descarta a possibilidade de estender a aplicação das multas às mineradoras por responsabilidade solidária (cor responsabilização) após o levantamento que está sendo realizado.

Reclamações sobre carretas de minério estacionadas em áreas urbanas ou trafegando dentro da UC da Serra de Ouro Branco, prejudicando inclusive moradores e causando acidentes como o que aconteceu recentemente provocando derramamento de fertilizante que causou interrupção do fornecimento de água, tem sido motivo de constantes denúncias na secretaria.

PUBLICIDADE