Reaproveitamento de materiais descartados, soluções ecológicas, sustentabilidade. Uma parceria firmada pela Prefeitura Municipal de Congonhas, Isobloco e a J. Mendes (Ferro+ Mineração S/A e JMN Mineração), unirá o setor de construção civil e o de mineração para o desenvolvimento de um produto, que será produzido através do rejeito arenoso de mineração e lançado pela Isobloco.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Ana Gabriela Dutra, relata que a partir da reutilização de rejeitos de mineração – material que geralmente é depositado em barragens junto com outras substâncias tóxicas que ameaçam a saúde do ecossistema, poderá por meio desta parceria, ser a solução inteligente e sustentável na construção de habitações populares. Segundo ela, será uma forma inovadora de transformação destes rejeitos na produção de produtos sustentáveis na construção civil como o ferro.
A mineração é um setor importante para a economia nacional e a base de muitos produtos que estão presentes no cotidiano e o reaproveitamento de materiais que são descartados no processo de mineração contribuem para a segurança do ecossistema.