A parceria Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) avançou mais. Foi iniciada nesta semana na cidade de Conselheiro Lafaiete, o atendimento conjunto, que vai contar com profissionais das instituições. A princípio a Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu que atualmente trabalha com dois socorristas terá na sua equipe um novo integrante, um militar do Corpo de Bombeiro.
Essa integração, denominada guarnição mista, visa uma melhor atuação e agilidade nas ocorrências, onde ambas as equipes trabalham juntas em prol da sociedade mineira. Para que essa realidade fosse possível, houve anteriormente um treinamento específico nas dependências do Núcleo de Educação Permanente do Complexo Regulador Macro Centro-Sul, sediado em Barbacena, onde as equipes alinharam e padronizaram a melhor forma de atendimento.
Em um futuro próximo, todo empenho de serviço de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), será realizado pelo telefone de emergência 192 ou 193, e regulado pelo Médico Regulador do Samu que verificará, conforme o caso, qual o recurso mais adequado para ser enviado a determinado tipo de ocorrência, seja pela USA (Unidade de Suporte Avançado), as USB (Unidade de Suporte Básico) ou a UR (Unidade de Resgate), atendendo o previsto na portaria do Ministério da Saúde 2040/2002.