CSN Mineração lamenta falecimento de Dona Luiza Biagioni, a primeira mulher a trabalhar na mineradora

Continua após a publicidade..

A CSN Mineração lamentou em nota o falecimento de Dona Luiza Isabel Biagioni aos 98 anos, ocorrido na noite da sexta-feira, 17/05, em Conselheiro Lafaiete. A mineradora lembrou que Dona Luiza Biagioni foi a primeira mulher a trabalhar na CSN, fazendo história em 1953.

Foto: Mauro Dutra de Faria

“Com profundo pesar, lamentamos o falecimento de dona Luiza Biagioni, a primeira mulher a trabalhar na CSN Mineração, cuja trajetória de coragem e pioneirismo abriu caminho para muitas outras mulheres no setor. Seu exemplo de resiliência e dedicação será sempre lembrado com admiração. Estendemos nossas sinceras condolências à família e amigos, confiantes de que seu legado continuará a inspirar futuras gerações”, diz a nota da empresa.

Continua após a publicidade..

Dona Luiza Biagioni morreu no Hospital e Maternidade São José em Conselheiro Lafaiete. A causa da morte não foi divulgada. O corpo de Dona Luiza Biagioni foi sepultado na tarde deste sábado no Cemitério Nossa Senhora da Conceição.

Uma vida dedicada à sociedade e a igreja  

Formada em Direito, foi professora no Colégio Nossa Senhora de Nazaré entre 1944 a 1949. Também lecionou na antiga Escola Normal Darci Vargas, onde também foi vice-diretora.

Entre 1949 e 1989, Dona Luiza Biagioni foi professora da Escola Estadual “Narciso de Queiros”, onde também foi vice-diretora. Foi chefe do antigo Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete por nove anos. Por muitos anos, Dona Luiza Biagioni foi grande colaborada da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, desde os tempos em que monsenhor José Sebastião Moreira era o pároco. Foi ministra extraordinária da eucaristia, membro do Apostolado da Oração, atuou na organização das coroações no mês de maio, nas celebrações da Semana Santa e nas festas da padroeira, além de fazer parte do Conselho Econômico e da Pastoral do Batismo, entre outas áreas da paróquia.  

Foi conciliadora do Juizado Informal de Conciliação e Arbitramento, membro do Conselho da Comunidade e advogada militante. Em 2003, Dona Luiza Biagioni foi homenageada com a com a Medalha “Desembargador Hélio Costa”, pelos seus relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário. Em 1998, recebeu o título “Construtores do Progresso”, homenagem da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, onde era acadêmica emérita.

PUBLICIDADE