Na manhã deste sábado, 1º de junho, a Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete recebeu a peregrinação dos padres e diáconos da Arquidiocese de Mariana que participaram do quarto dia do Jubileu. A missa solene foi presidida por Dom Airton José dos Santos, arcebispo metropolitano de Mariana, e concelebrada por Dom Edmar José da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Durante a celebração, Dom Airton destacou que a peregrinação se deu em comemoração aos 150 anos da Consagração da Arquidiocese de Mariana ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1874, o então arcebispo Dom Antônio Ferreira Viçoso consagrou a Arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus.
Na ocasião, Dom arcebispo abençoou a imagem peregrina do Sagrado Coração de Jesus, réplica da original que é venerada na Basílica e que percorrerá as 138 paróquias de nossa Arquidiocese nos seus 79 municípios. A imagem foi produzida pelo artista Filipe John. A peregrinação terá início no dia 7 de julho na Catedral de Mariana.
No final da celebração a paróquia em nome da Arquidiocese fez também uma singela homenagem às Paróquias Santo Antônio, de Ouro Branco; Santo Antônio, em Santa Bárbara e Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas que completaram 300 anos de fundação.