Congonhas ganhará Centro Integrado de Segurança Pública

O Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB) entregou à Prefeitura de Congonhas, os projetos executivos para a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). Elaborados pelo Escritório Salus Engenharia, os projetos foram custeados com recursos das empresas CSN Mineração, Gerdau e Vale. No âmbito do PMSB, o Centro tem como objetivo promover as melhores condições de segurança para a comunidade, especialmente para a população que vive na área de influência de barragens ou que esteja sujeita a eventos como inundação, deslizamento, incêndio, entre outros.

Continua após a publicidade..
Projeto do Centro Integrado de Segurança Pública .

O CISP, que será construído em um terreno acima da Praça de Eventos, no bairro Campinho, concentrará todos os órgãos de segurança pública situados no município: o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a Guarda Civil Municipal (GCM), a Policia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Policia Civil de Minas Gerais (PCMG), o Centro Integrado de Operações do município de Congonhas (COP) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil e Social da Prefeitura Municipal de Congonhas, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). 

Além do edifício sede, os projetos executivos do complexo estabelecem quatro edificações de menor porte: lavador/área de desinfecção, vestiário com piscina semiolímpica, subestação e guarita.

O complexo será dotado de recursos físicos (móveis e imóveis) para a integração dos serviços de monitoramento, gestão e coordenação de ações emergenciais e de segurança no município de Congonhas, podendo se estender à microrregião, em cooperação com outros municípios.

Continua após a publicidade..

O CISP será também uma referência para capacitação, treinamento e atendimento da sociedade e será responsável pela manutenção de um canal de comunicação oficial, aberto e direto com a comunidade, em condições de prestar, em tempo integral, esclarecimentos necessários à ordem, à segurança e ao bem-estar dos cidadãos.

PUBLICIDADE