Cortejo natalino, projeção mapeada e desfile do bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios; confira programação natalina de Ouro Preto neste fim de semana

Continua após a publicidade..

Depois do acendimento da árvore de natal de 22 metros de altura, na Praça Tiradentes, no último sábado (23), oferecendo ao público um espetáculo de luzes e encanto do clima natalino, as inaugurações  da decoração especial do Natal de Ouro Preto tem prosseguimento nesta sexta-feira, às 20, na  Praça Jorge Pedrosa, na Bauxita. Após o acendimento das luzes haverá projeção mapeada (video mapping) e cortejo natalino pela Rua João Pedro da Silva, com Fanfarra do Marília e Animadores Ouro Preto, com participação do Papai Noel, elfos, Grinch, Mickey, Minnie, Pato Donald e Pateta.

Foto: Ane Souz

No sábado o Papai Noel estará na Casa de Gonzaga para fotos. Em seguida, haverá apresentação do Coro de Natal Ouro Preto, um grupo de coralistas apaixonados pela arte que se uniram para trazer à cidade o encanto das canções natalinas. O coro se apresenta na Praça Tiradentes, transformando cada canto em um convite para celebrar a vida, a família e as amizades. Para finalizar, haverá projeção mapeada na Igreja de São Francisco de Assis, considerada uma das obras-primas do barroco brasileiro, além de ser uma das maiores realizações do Aleijadinho (1730-1814).

Continua após a publicidade..

No domingo haverá o desfile do Zé Pereira do Club dos Lacaios, bloco mais antigo em atividade do Brasil. Fundado em 1867, o uso de fraques, cartolas e lanternas é uma marca do bloco. Outro destaque do bloco são os bonecos gigantes. Os três primeiros criados foram os personagens Catitão, Baiana e Benedito. Depois foram criados outros bonecos, que representam personagens ouro-pretanos como Tiradentes, Jair Boêmio, Efigênia Carabina e Sinhá Olímpia.

O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da Holofote Cultural e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ouro Preto, Associação Turística Circuito do Ouro, Saneouro, InterOuro, Op Expert, Restaurante Sebastião e Pouso History.

Programação entre os dias 29 de novembro a 1 de dezembro:

29 de novembro de 2024 (sexta-feira)

20h – ABERTURA OFICIAL NATAL BAUXITA

Local: Praça Vereador Jorge Pedrosa (Praça da Bauxita)

Cortejo natalino com Fanfarra do Marília e Animadores Ouro Preto, com participação do Papai Noel, elfos, Grinch, Mickey, Minnie, Pato Donald e Pateta.

20h – PROJEÇÃO MAPEADA

Local: Praça Vereador Jorge Pedrosa (Praça da Bauxita)

30 de novembro de 2024 (sábado)

18 às 20h – CASA DO PAPAI NOEL

Local: Casa de Gonzaga – Rua Cláudio Manoel, 61 – Centro histórico

18h – CORO DE NATAL OURO PRETO

Local: Praça Tiradentes

20h – PROJEÇÃO MAPEADA 

Local: Fachada da Igreja de São Francisco de Assis 

01 de dezembro de 2024 (domingo)

14 às 16h – CASA DO PAPAI NOEL

Local: Casa de Gonzaga – Rua Cláudio Manoel, 61 – Centro histórico

18h – APRESENTAÇÃO DO ZÉ PEREIRA

Local: Do bairro Antônio Dias à Praça Tiradentes

Cortejo do Zé Pereira do Club dos Lacaios, bloco mais antigo em atividade do Brasil

20h – ALTO DE NATAL DE PADRE VIEGAS

Local: Igreja Nossa Senhora de Lourdes – Rua Professor Paulo Magalhães Gomes, 138 – Bauxita

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.

Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

Programação completa no site: https://nataldeouropreto.com.br/programacao/

PUBLICIDADE