O Coral e Orquestra São Sebastião, de Conselheiro Lafaiete completou 104 anos de fundação na terça-feira, 15/01. Fundado no dia 15 de janeiro de 1915, a e iniciativa da criação foi dada por Maria Desmairais Gonçalves (dona Zizinha Gonçalves) e pelo maestro José Alexandre Ramos.
![](https://lafaieteagora.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Coral_São_Sebastiçao-1024x768.jpg)
Á época, o coral foi denominada como “Coro e Orchestra São Sebastião de Lafayette”. O coral com seus 104 anos de fundação se destaca por manter viva as tradições musicais em Conselheiro Lafaiete e em cidades vizinhas, nas funções litúrgicas e paraliturgicas. É o grupo musical com atividade ininterrupta mais antiga da Arquidiocese de Mariana.
![](https://lafaieteagora.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Coral_São_Sebastiçao-2-1024x768.gif)
O Coral e Orquestra São Sebastião participa constantemente das atividades religiosas como a festa do padroeiro São Sebastião, Setenário das Dores, Semana Santa, festa do Carmo, além de outras celebrações. Grandes nomes da música em Conselheiro Lafaiete passaram pelo Coral São Sebastião, destacando-se os maestros José Alexandre Ramos e Cândido Lana que compuseram músicas próprias para a igreja de São Sebastião, por exemplo, o Sermão das Sete palavras do Divino Redentor.
![](https://lafaieteagora.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Coral_São_Sebastião4.jpg)
Dona Dargmar Siqueira e Vitório Lucioli, Ito Alves, Maria Aparecida de Souza Gamine e Allex Assis Milagre também fizeram parte do coral. Após as reformas do Concílio Vaticano II na liturgia, o Coral e Orquestra conseguiu manter as tradições musicais fazendo as devidas adaptações ao novo Ordo da Missa. Músicas do século XVIII, XIX e início do século XX, são tocadas ainda hoje nas funções litúrgicas graças ao acervo existente no coral e do acervo particular do atual maestro, Thiago Pinheiro Magalhães.