Continua após a publicidade..

Implantando em Outubro de 2018, o serviço de prótese odontológica na Atenção Básica do Serviço de Saúde de Congonhas já presta atendimento nos postos de saúde dos bairros Lamartine e Cinquentenário. A partir de março, todas as demais unidades de saúde dos bairros da cidade passarão a oferecer a confecção de roach e dentadura.  Quando for suprida toda essa demanda, a Prefeitura disponibilizará outros tipos de prótese odontológica. Na região ampliada de saúde de Barbacena, Congonhas está entre as primeiras cidades a oferecer este serviço.

Serviço é prestado gratuitamente a população de Congonhas.

Os usuários devem procurar a unidade de saúde bairro onde moram e solicitar avaliação do dentista. Este fará a classificação de risco odontológica e socioeconômica do paciente, que será inserido na fila de espera.

Continua após a publicidade..

 “A estratégia de descentralização da confecção das próteses odontológicas para os postos de saúde, inserida na Política Nacional de Saúde Bucal (Brasil Sorridente), visa a aumentar o acesso a estes serviços e a reduzir as filas de espera. Em Congonhas, atualmente, a demanda por este serviço já é significativa”, explica Glayson da Silva Barbosa, coordenador de Saúde Bucal da prefeitura de Congonhas.

????????????????????????????????????

Já a dentista do posto de saúde do bairro Lamartine, Gabriela Gurgel, afirma que a prótese proporciona a reabilitação estética e funcional do paciente, já que ele volta a mastigar. “Tanto a dentadura quanto a roach contribuem também no aspecto social, porque o sorriso é primordial para uma boa convivência, o cidadão se sente mais confortável e seguro ao se comunicar com as outras pessoas. A expressão dos pacientes muda, eles ficam muito satisfeitos, voltam a ter uma vida normal”, assegura.

Moradora da Vila São Vicente, Marli Natividade Santos Silva aguardava há 4 anos pela prótese e, com a descentralização do serviço, já foi contemplada. “Coloquei dentadura nova na última sexta-feira e fiquei muito satisfeita. A anterior já tinha 10 anos e a mastigação estava prejudicada. A da parte de cima não casava mais a inferior. Agora estou na fase de adaptação, que supero de letra, o importante é ter bem estar e ficar bonita. Um amigo meu, que gostou muito dos meus dentes, veio ao posto de saúde para conferir a posição dele na fila de espera. Recomendo às pessoas que necessitam deste serviço a procurar a unidade de serviço do seu bairro, porque explicaram aqui que, como todo posto de saúde vai contar com o serviço, o tempo de espera tende a diminuir daqui pra frente”, sugere.

Adão José Alves, também da Vila São Vicente, trocou a prótese em Dezembro. “Minha antiga dentadura estava caindo quando ia conversar. Não dava pra comer um torresminho [risadas]. Este serviço vai ser bom pra muita gente. Muitas pessoas não têm condições financeiras para trocar a prótese e aqui é de graça. Os outros serviços odontológicos que o posto de saúde oferece também são excelentes, como a atenção que os profissionais nos dedica. O Governo do prefeito Zelinho não dá brechas para reclamarmos da Saúde”, observa o usuário da unidade de saúde do Lamartine.

Rosemary da Costa Damasceno, do Bom Jesus, também aguardava há um bom tempo para trocar a dentadura e a recebeu antes do Natal. “Também estou na fase de adaptação e ajustes. Fiquei com a boca saudável e vou poder comer e falar melhor. Importante também que o serviço aqui é gratuito e muito bem feito”, comemora.

PUBLICIDADE