Cientes da relevância de um banco de sangue para atender
Conselheiro Lafaiete e região, o deputado estadual Glaycon Franco e o
prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus, continuam empenhados em
conversações com o Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Hemominas, a
fim de viabilizar este objetivo.
Em diversas ocasiões, o deputado e o prefeito submeteram às autoridades estaduais de saúde opções para acabar com a verdadeira via crucis enfrentada pela população do Alto Paraopeba e Vale do Piranga devido à falta de instalações locais para coleta e armazenamento de sangue. O que diminui drasticamente a doação de sangue, comprometendo tratamentos de saúde e colocando vidas em risco.
Nesta terça-feira, 26 de março, os dois participaram de uma reunião no setor de Engenharia e Arquitetura da Fundação Hemominas, em Belo Horizonte, quando oficializaram nova proposta, que acreditam ser definitiva.. A alternativa é instalar um PACE (Posto Avançado de Coleta de Sangue) no Posto de Saúde Bom Pastor, situado à rua Higino Sebastião da Cunha, 135, entre os bairros Parque Bandeirantes e Linhazinha, na região da Santa Matilde.
Glaycon Franco e Mário Marcus concordam que o local reúne os requisitos exigidos e se adequa perfeitamente para as acomodações do posto avançado, que o deputado espera ver em funcionamento o mais brevemente possível.
O PACE (Posto Avançado de Coleta de Sangue) resulta de parceria firmada entre a Fundação Hemominas e as prefeituras de cidades com mais de 50 mil habitantes. O modelo, segundo Glaycon Franco, atenderia às necessidades do Alto Paraopeba e Vale do Piranga.