Falta de lençol na policlínica, violência e transporte coletivo precário foram lembrados no Sermão do Encontro em Lafaiete

Mesmo com a chuva que caiu na noite da terça-feira, 16/04, em Conselheiro Lafaiete as paróquias realizaram o tradicional Sermão do Encontro. O ato religioso recorda o encontro de Maria com seu filho Jesus com cruz às costas a caminho do Calvário.

Na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, após a chegada das procissões do Senhor dos Passos vinda da Capela de Santa Efigênia e de Nossa Senhora das Dores que saiu da igreja de São João Batista o Sermão do Encontro foi pregado pelo padre José Luiz da Silva. Com uma reflexão alusiva ao tema da Campanha da Fraternidade 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas”, o padre fez um paralelo entre o sofrimento de Jesus Cristo e a saga da população em busca de serviços básicos e o enfrentamento de problemas sociais.

Padre José Luiz da Silva pregou o Sermão do Encontro na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

A falta de lençóis na policlínica, a violência na avenida que tirou a vida de dois jovens, a precariedade do transporte coletivo e o rompimento da barragem em Brumadinho que vitimou trabalhadores foram apontados no sermão como causas de sofrimento nos dias de hoje, em um paralelo a dor sofrida por Maria ao ver seu filho condenado à morte de forma inocente e sem direito a defesa.

Após o sermão, as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores foram depositadas dentro da matriz onde foram veneradas pelas fiéis. Na paróquia do Bom Pastor, o Sermão do Encontro aconteceu dentro da igreja por causa da chuva.

Na paróquia do Bom Pastor o Sermão do Encontro aconteceu dentro da igreja.

O padre Paulo Edson Moreira foi o pregador da noite e lembrou que Jesus é o caminho da verdade e da justiça. Na paróquia de São Judas Tadeu, o Serão do Encontro aconteceu em frente a Escola Municipal “Marinho Fernandes”.Em seguida, as imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores foram levadas para o Santuário de São Judas Tadeu em procissão.

Na paróquia de São Sebastião, a chuva não incomodou os fiéis que acompanharam atentamente o sermão pregado pelo padre Rodney Francisco Reis da Silva.

Após o tradicional e comovente Sermão do Encontro, os fiéis veneraram as imagens do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores no interior da igreja.

Fotos: Mauro Dutra de Faria/ Paróquia de São Sebastião e Paróquia do Bom Pastor.