Encenações bíblicas e procissões vão marcar a Sexta-feira da Paixão em Lafaiete

A Sexta-feira da Paixão é para os católicos um dia de silêncio, jejum e abstinência de carne. Neste dia não se celebra missa e o principal ato religioso da Sexta-feira Santa é a ação litúrgica que comumente acontece às 15h, hora em que Jesus morreu na cruz, segundo a tradição cristã.

A celebração da Paixão e Morte de Cristo também será marcada nas paróquias de Conselheiro Lafaiete com encenações bíblicas e o tradicional sermão do descendimento da cruz.

Confira a programação:

Paróquia de São Sebastião: às 6h, via sacra penitencial no entorno da praça São Sebastião. De 8h30 às 11h, confissões. Às 10h, confissão comunitária da Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Expedicionários.. Às 13h, Sermão das Sete Palavras. Às 15h, ação litúrgica, na igreja de São Sebastião, na Capela de São Gonçalo e na Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Expedicionários. Às 19h, na escadaria da matriz, encenação da Paixão de Cristo e sermão do descendimento da cruz.

Matriz de Nossa Senhora da Conceição: às 10h, sermão das sete palavras. Às 15h, solene ação litúrgica. Às 19h30, encenação da Paixão de Cristo em frente a matriz e em seguida via sacra encenada até a explanada da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, onde haverá o sermão do descendimento da cruz. Em seguida, procissão do enterro até a matriz.

Paróquia do Bom Pastor: às 7h30, piedoso exercício da via-sacra pelas ruas do bairro. Às 9h30, confissão comunitária para jovens. Às 15h, solene ação litúrgica com texto da Paixão, adoração da cruz e distribuição da comunhão.Às 19h30, descedimento da cruz e sermão na praça da Remonta em frente à Escola Marechal Deodoro da Fonseca. Em seguida, procissão do enterro até a igreja do Bom Pastor.

Santuário de São Judas Tadeu: às 5h30, piedoso exercício da via sacra saindo do Santuário de São Judas Tadeu para a igreja de São Geraldo Magela, no bairro Gigante. Às 14h, sermão das sete últimas palavras do Divino Redentor na cruz. Às 15h, ação litúrgica.

Às 19h30, na escadaria do Santuário de São Judas Tadeu, sermão do descendimento da cruz e em seguida, procissão do enterro.

Paróquia de Santa Terezinha: às 07h, via sacra em Buarque de Macedo a caminho do cruzeiro. Às 8h, via sacra saindo da rua Sargento Dias até a rua Davi Tomás (rua da gruta). Às 8h, via sacra saindo do Hospital e Maternidade São José até a igreja de Santa Terezinha. Às 15h, ação litúrgica.

Paróquia de São João Batista: às 7h30, oração da manhã e reflexão da palavra de Deus. Às 8h, celebração comunitária da penitência. Às 10h, celebração comunitária da penitência para os jovens. Às 15h, reflexão da via sacra. Às 16h, solene ação litúrgica.

Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes: às 09h, confissão comunitária da penitência no Centro Comunitário do São Benedito. Rua Zulmira de Souza, 10 – São Benedito. Às 15h, ação Litúrgica na igreja de Nossa Senhora de Lourdes, com a meditação das sete palavras e distribuição da sagrada comunhão.

Santuário da Luz: às 6h, caminhada na penitência saindo do Santuário da Luz e das capelas da Barreira, São Gonçalo e Três Barras com Gagé até o sítio do senhor Teté, na fazenda Lagoinha, onde as comunidades vão se encontrar para a reflexão das últimas palavras de Jesus na cruz. Às 15h, ação litúrgica da Paixão do Senhor e adoração da cruz, no Santuário da Luz. Às 15h, ação litúrgica da Paixão do Senhor e adoração da cruz, na Barreira.