Operação com o uso de aeronave salva gestante e bebê

No início da tarde da quinta-feira, 09/05, uma verdadeira operação foi montada entre o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Saúde do Estado e o Samu para trazer uma gestante da cidade de Governador Valadares até Barbacena. A paciente daria entrada na UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia que é referência obstétrica na região.

A equipe de militares foi acionada no início da manhã para efetuar a prevenção para o pouso de uma aeronave do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros que decolou de Governador Valadares na região Leste do Estado a cerca de 500 km de Barbacena trazendo uma gestante de 41 anos. Ela se encontrava na vigésima oitava semana de gestação, sendo considerada de risco, pois estava em pré-eclâmpsia e o bebê só poderia nascer em um hospital de referência que tivesse UTI onde a Secretaria de Saúde do Estado conseguiu a vaga na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena através do sistema SUS Fácil.

No início da tarde, a aeronave pousou no Aeroporto de Barbacena e imediatamente a gestante foi conduzida à ambulância do Corpo de Bombeiros sendo encaminhada à Santa Casa de Misericórdia dando entrada ficando em observação e maiores trabalhos. A paciente é procedente da zona rural da cidade de Sardoá na região Leste do Estado e se encontra bem após a longa viagem.