Lafaiete ganha Central de Atendimento a Entidades Sociais

Entidades de Conselheiro Lafaiete passam a contar com uma grande aliada que prestará assessoria na elaboração de projetos. Na sexta-feira, 10/05, aconteceu o lançamento da CAES (Central de Atendimento a Entidades Sociais), criada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e a Fundação Queluz de Minas, em parceira com o Instituto Meraki.

O padre José Maria Coelho da Silva, pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição explicou que o objetivo é assessorar as entidades do município na elaboração e execução de projetos que possibilitem a participação em editais e a prestação de contas de forma transparente. Segundo ele, a CAES vai atender gratuitamente todas as entidades interessadas que receberão orientação sobre a documentação necessária para atender as exigências para a captação de recursos seja por meio de editais ou de emendas parlamentares.

A CAES também vai ajudar na busca de soluções para atender as necessidades encontradas pelas entidades, identificando também o potencial da organização. Entusiasmado com a iniciativa, o padre aproveitou a oportunidade para apresentar a feira de artesanato permanente que está funcionando no Salão Paroquial Ingrid Myrna Maciel, no Edifício Imaculada. O espaço foi cedido gratuitamente pela paróquia e já atende 34 artesãos.

Representando o Instituto Maraki, Marluce Albino dos Reis destacou que um dos primeiros passos para a elaboração dos projetos é a entidade estar com a documentação em dia. Segundo ela, a CAES vai atender as entidades às segundas e quartas-feiras, em horário comercial.

O secretário de Cultura, Geraldo Lafayette, ressaltou que faltava no município uma iniciativa que apoiasse as entidades na elaboração de projetos. Porém, o secretário ressaltou que a falta de documentação inviabiliza a maioria das entidades de participar de projetos e emendas parlamentares. Geraldo defendeu a organização dos segmentos para que estejam aptos a participar dos projetos.

Também participaram do encontro, a Promotora de Justiça da Comarca de Conselheiro Lafaiete, Dra. Aléssia Alves de Alvarenga Santa Bárbara, os vereadores, Sandro José (PSDB) e Osvaldo Barbosa (PP), além de representantes de entidades e convidados.