Prática e a experiência das tradições religiosas e culturais são vivenciadas na Semana de Museus em Lafaiete


Dentro da programação da Semana de Museus que acontece até o próximo domingo, 19/05, foram realizadas na tarde de quinta-feira, 16/05, dois momentos que oportunizaram destacar nossas tradições religiosas e culturais. No Centro Cultural Solar Barão de Suaçuí aconteceu o Café com Bordado, quando diversos artesãos de Conselheiro Lafaiete compartilharam histórias e experiências enquanto produziam seus bordados.

Na ocasião foi oferecida Oficina de Bordados e demonstração de técnicas das bordadeiras Marília Seabra e Maria Augusta carvalho de Queiróz. Participaram Artesãs da Economia Solidária e do Centro de Artesanato Paroquial da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.  Já no Museu e Arquivo Antônio Perdigão o encontro foi para o Despertar de Memórias do Devocionário Infantil, um tempo dedicado pelos integrantes dos Grupos da Melhor Idade da AICOL (Associação dos idosos) para uma conversa informal sobre as lembranças da infância na Igreja, destacando suas participações em solenes coroações à Nossa Senhora, Cruzada Eucarística, batizados, catequese, entre outros momentos. 

O prefeito Mário Marcus prestigiou o encontro no Museu e Arquivo Antônio Perdigão e também relembrou sua experiência infantil na igreja. Lembrou a saudosa Dona Babá que cuidou das crianças em sua família e foi catequista na Matriz de Nossa Senhora da Conceição por muitos anos. Ele falou da sua avó que fazia hóstias para a matriz e ele ajudava, ressaltando ainda que sua vocação para engenheiro fora despertada na igreja, pois vasculhava tudo olhando como foi feito, inclusive o altar montado para as corações, debaixo do qual se enfiava para ver a estrutura.

Mário Marcus destacou sua preocupação com o patrimônio histórico e enumerou todos os bens culturais já recuperados e reabertos nesta gestão, como o Teatro Municipal, a Casa do artesanato, o Coreto da Praça Tiradentes, Museu Antônio Perdigão, Museu Ferroviário e Praça CEU. Também participaram do evento, o secretário de Cultura, Geraldo Lafayette que falou sobre a Semana de Museus, o vereador, Pedro Américo, o padre José Maria Coelho da Silva e a coordenadora da Cruzada Eucarística da matriz, Lúcia Leijoto.