Liminar garante a compra do Spinraza e João Miguel vai iniciar o tratamento contra a AME

Não faltou fé, esperança e amor. Após quase um ano de mobilização em toda a região, o garotinho lafaietense, João Miguel enfim vai poder iniciar o tratamento contra a AME (Atrofia Muscular Espinhal). Nesta sexta-feira, 14/06, a família de João Miguel, de 01 ano, reuniu a imprensa para comunicar que uma liminar da 21ª Vara Federal de Belo Horizonte determinou o bloqueio de R$ 1.116.556,23 (um milhão, cento de dezesseis mil, quinhentos e cinquenta e seis reais e vinte três centavos) do Fundo Estadual de Saúde que vai garantir três doses do medicamento Spinraza.

João Miguel vai iniciar o tratamento contra a AME.

De acordo com a Dra. Vanessa Lúcia Pinheiro Reis, advogada da família do João Miguel, paralelo a campanha visando arrecadar o recurso para a compra do medicamento foi impetrada uma ação judicial na qual foi concedida uma liminar garantido o tratamento até a decisão final do processo. Segundo ela, a liminar não é definitiva e sendo assim, o valor de aproximadamente R$ 1.100.000,00 (um milhão e cem mil reais) arrecadado por meio da campanha ficará depositado em conta bancária sem qualquer movimentação para um eventual pagamento da despesa do tratamento.

Dr. Vanessa é a advogada da família de João Miguel.

Inicialmente foram liberadas três doses do Spinraza que foi adquirido junto a uma distribuidora em São Paulo e chegará em até 12 dias. As três doses custaram 955.220.55. (novecentos e cinquenta e cinco mil, duzentos e vinte reais e cinqüenta e cinco centavos). O restante do valor bloqueado será devolvido ao Fundo Estadual de Saúde.

Dra. Vanessa disse ainda que a processo judicial continua tramitando na 21ª Vara Federal visando a continuidade do tratamento de João Miguel. Ainda segundo a advogada, foi feita uma consulta junto ao Juiz da Infância e Adolescência, Dr. José Aluísio Neves da Silva para que o valor arrecadado durante a campanha seja depositado em juízo. Sendo assim a conta só poderá ser movimentada com a autorização judicial e com valores destinados exclusivamente para o tratamento de João Miguel.  

Campanha AME João Miguel

Com a liminar que garante a compra das primeiras três doses do Spinraza, a campanha AME João Miguel que há quase um ano mobilizou a cidade de Conselheiro Lafaiete e região será suspensa. Durante este período foram inúmeros eventos, mutirões porta a porta, rifas, leilões que somados mostraram a enorme solidariedade da população.

Fabiana de Paula agradeceu os voluntários e apoiadores da campanha.

Emocionada, Fabiana de Paula Araújo, uma das coordenadoras agradeceu o apoio de todos durante a campanha e destacou a determinação dos inúmeros voluntários, na qual ela classificou como “Família do Bem”. “Foi uma campanha muito grande que tocou no coração de muita gente. Através dela conhecemos muita gente boa que se doou por inteiro e se apaixonou pelo João Miguel mesmo sem conhecer. Muitas pessoas que estão com ele até hoje se apaixonaram por ele através de uma rede social se dedicaram a salvar a vida do João Miguel. Foi através dessa luta que a gente conseguiu essa vitória”, comentou Fabiana. As caixinhas de arrecadação que estavam nos estabelecimentos comerciais já estão sendo recolhidas. Os eventos que já estão programados e com ingressos vendidos serão mantidos.

Karine e os filhos João Miguel e Gustavo.

O vereador de Barbacena, Carlos Du e o policial militar Welington Rodrigo da Silva Gerundo, que ajudaram na organização da campanha em prol de João Miguel na região não esconderam a emoção ao saber que o garotinho poderá iniciar o tratamento. “O João Miguel aqui da caminha dele lutando para viver e para respirar nos ensinando a gente como viver de verdade. Viver verdadeiramente é viver para o outro. Foi muito gratificante e um presente de Deus participar dessa campanha”, disse o vereador.

Da esperança nasce a vitória

Em lágrimas, a mãe de João Miguel, Karine Rodrigues Avelino afirmou que houve momentos de desespero e incerteza, mas sem perder a esperança de ver o filho iniciando o tratamento. “Várias vezes chegou na minha cabeça, meu Deus quando o João Miguel vai ter acesos a essa dose para paralisar a doença? Graças a Deus o momento chegou e a gente vai continuar firme e forte. O tratamento é contínuo e a gente sabe que tem muita luta pela frente ainda para as doses futuras”, disse Karine.

Karine não escondeu a emoção.

Sem perder a esperança com a angústia de ver a luta do filho pela vida, Karine e o esposo Matheus Leroy demonstraram ser fortes na fé. “Teve um Natal que o João Miguel estava muito mal e eu fiz uma promessa a Deus. Meu Deus deixa ele comigo que eu vou ser a voz dele e tudo que ele precisar e vieram outras vozes para me ajudar. Eu não estava sozinha”, frisou Karine.

O tratamento

O tratamento de João Miguel terá início após a preparação para aplicação das três doses do Spinraza que será feita na Santa Casa de Barbacena. As doses do medicamento serão aplicadas em João Miguel no intervalo de 14 dias cada uma.