Ave rara na região é gravemente ferida por linha com cerol em Lafaiete

O uso de cerol fez mais uma vítima. Se já não bastasse machucar e até matar motociclistas, agora a fatal mistura de cola e vidro, feriu gravemente uma curicaca. O caso foi registrado em Lafaiete nesta semana. Segundo a médica-veterinária Carla Sássi, a ave sobrevoava Conselheiro Lafaiete quando teve uma das asas dilacerada, com fratura exposta ao ser atingida por linha com cerol.

O animal caiu numa residência e foi resgatado pela Polícia do Meio Ambiente. A ave foi levada para o Centro de Controle de Zoonoses de Conselheiro Lafaiete, onde recebeu atendimento.

Ainda segundo Carla Sássi, o estado de saúde da curicaca é grave.

Curicaca

A curicaca é uma ave da ordem dos Pelecaniformes da família Threskiornithidae e é comum na região do Pantanal brasileiro. Seu nome popular é onomatopaico, semelhante ao som do seu canto, composto de gritos fortes.

É conhecida também como despertador (Pantanal), carucaca, curicaca-comum, curicaca-branca, curicaca-de-pescoço-branco e caricaca (Em algumas cidades de Minas Gerais). A beleza física desta ave como também de seu canto são muito exaltados.