Estrutura metálica da Passarela do Pires está em construção e tem prazo de 90 dias para ficar pronta

A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Obras (SEOB), fiscaliza o andamento da construção da estrutura metálica da Passarela do Pires, que será instalada na BR-040, no KM 603, ligando os dois lados do bairro. Esta obra, que se tornará possível graças à parceria da prefeitura, Ferrous, Ferro+, CSN, Gerdau, VALE, VSB, Ministério Público Federal e Associação dos Moradores do Bairro Pires, está sob responsabilidade da Collem Engenharia, empresa vencedora de processo licitatório.

Na terça-feira, 31 de julho, a diretora de Obras, Rosângela Apolinário, e o engenheiro fiscal, Francisco André Coelho Freitas, ambos da SEOB, estiveram na serralheria, localizada na cidade de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para ver o estágio da fabricação da passarela. Esta fase de construção atrasou, porque houve necessidade de adequação do projeto ao material disponível.

No dia 24 de julho, começou esta etapa da construção da passarela. As peças estão sendo cortadas e a montagem também já foi iniciada, em seguida virá a pintura. De acordo com o engenheiro civil da Collem Engenharia, Elton Vasconcelos, em 40 dias começará a montagem da estrutura metálica já no Km 603 da BR-040, no Pires, a partir das torres.

O prazo total de fabricação e colocação da estrutura metálica é de 90 dias. A base de concreto já está pronta. Ao final da obra, será feita ainda a concretagem das rampas e da laje.