Congonhas inaugura na próxima segunda-feira seu Núcleo de Inteligência Ambiental

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Congonhas (SEMMA) vão inaugurar o Núcleo de Inteligência Ambiental (NIA), onde serão realizados os licenciamentos de mais de 200 tipos de atividades no âmbito municipal e, prestados diversos serviços, possibilitando aos empreendedores locais muito mais agilidade na análise de processos e emissão de licenças. A cerimônia de inauguração acontecerá na próxima segunda feira, 12 de agosto, às 10h, no Edifício JK, à avenida JK, nº 230.

Durante esta semana, estão sendo capacitados pela SEMMA mais de 60 profissionais da área em cursos de capacitação para o Licenciamento Ambiental Municipal, que abordam aspectos legais, procedimentos para o licenciamento e regularização ambiental, ética profissional, sustentabilidade e postura de mercado. Eles vão receber as certificações no dia do evento de inauguração.

O grande destaque destes cursos é a apresentação do sistema operacional SILAM – Sistema de Licenciamento Ambiental, desenvolvido pela SEMMA em parceria com a Diretoria de Tecnologia e Informação da Prefeitura de Congonhas, especialmente para facilitar a formalização dos processos ambientais que serão analisados no município de Congonhas. O SILAM traz como inovação a possibilidade de ser alimentado diariamente com dados, resultados, estudos e informações técnicas, num aperfeiçoamento inteligente e continuo dos serviços ambientais, desburocratizando sistematicamente o setor, sem perder o foco da sustentabilidade dos empreendimentos.

A cerimônia de inauguração do Núcleo de Inteligência Ambiental (NIA) da próxima segunda-feira contará com a presença de diversas empresas e autoridades, entre elas o secretário de Estado de Meio Ambiente, Dr. Germano Vieira; o diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Sr. Antônio Augusto Melo Malard; a diretora de Apoio à Gestão Municipal (Dagem), Sra. Cibele de Araújo Magalhãe; o prefeito de Congonhas, Sr. José de Freitas Cordeiro; o secretário Municipal de Meio Ambiente, Neylor Aarão; representantes das empresas e de diversos segmentos da sociedade civil e demais interessados.