Congonhas é destaque nacional por qualidade no serviço de saúde bucal

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Congonhas tem a 3ª melhor saúde bucal do país! O Município obteve excelente classificação no grupo populacional de 50 a 100 mil habitantes  do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, promovido pelo Conselho Federal de Odontologia. O resultado, divulgado na sexta-feira, 11 de outubro, saiu um dia depois de a cidade também ter conquistado o Prêmio Estadual de Saúde Bucal do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO/MG).

O Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal é concedido aos municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. Os critérios utilizados foram: financiamento em saúde; controle social; Política Municipal de Saúde Bucal; assistência odontológica básica; assistência odontológica especializada; promoção de saúde bucal; vigilância em saúde bucal; quadro de pessoal odontológico; remuneração na atenção básica; e educação permanente.

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No Estado, Congonhas conquistou o primeiro lugar no Prêmio Estadual de Saúde Bucal do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO/MG), na categoria de municípios de 50 a 100 mil habitantes, além de ter tido a melhor pontuação na classificação geral. Os premiados receberão um consultório odontológico ou aparelho de raio-x com sensor digital.

Atendimento de qualidade

A Prefeitura de Congonhas oferece atendimento completo em saúde bucal. Todas as unidades básicas de saúde contam com atendimento odontológico, onde são realizados procedimentos gerais e confecções de próteses dentárias.

Todas as equipes de saúde bucal possuem dois consultórios odontológicos, com equipe tipo II, formada por dentista, técnica e auxiliar de saúde bucal. Os casos mais complexos são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Complexo de Saúde.

De janeiro a 11 de outubro deste ano, 52.602 consultas já foram realizadas em Congonhas. Em 2018, o número foi de 60.102. Naquele ano, 19.860 pessoas fizeram tratamento completo, sendo que 85% concluíram todo o atendimento na rede.

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