Não há como resistir a uma porção de batatas fritas sequinhas, crocantes por fora e macias por dentro. Ou a um filé à milanesa, e nem ao frango crocante. E para estas refeições ficarem saborosas é preciso realizar a fritura. E depois? Aonde descartar o óleo? Muitas pessoas desconhecem a importância do descarte correto do óleo de cozinha. É claro, que a maioria da população tem o hábito de reutilizá-lo outras vezes, mas vai chegar uma hora que esse produto terá que ser descartado, então que seja corretamente.
Em outubro de 2018 foi implantado em Conselheiro Lafaiete o projeto “Óleo que Ampara Vidas” cujo objetivo é coletar o óleo vegetal usado e ajudar na manutenção do serviço socioassistencial do Larmena por meio da venda do resíduo para a reciclagem. Neste projeto, as escolas e pontos comerciais de Conselheiro Lafaiete e região estão recebendo um ecoponto para a coleta do óleo, sendo a Recomix a empresa parceira deste projeto, através do programa “Óleo do Bem”.
Genuinamente lafaietense, a Recomix desenvolve as atividades de coleta e reciclagem de óleo vegetal atendendo geradores de óleo de toda região, desde pequenos à grandes volumes. Devidamente licenciada e autorizada por todos os órgãos ambientais, destina tais resíduos para indústrias e usinas de biodiesel. A melhor maneira de armazenar o óleo vegetal usado é em garrafas pet, pois após esvaziadas na empresa são doadas à associações de reciclagem parceiras. Estando bem acondicionado em garrafas, basta depositar no Ecoponto instalado no Larmena (rua Doutor Zebral, 979 – Museu). Outra forma é depositar no Ecoponto de alguma das escolas participantes do projeto:
1. E.M. Profª. Nilce Moreira – Morro da Mina
2. E.M. Meridional – Morro da Mina
3. E.M. Profª. Júlia Miranda Nogueira – São João
4. E.M. Marechal Deodoro da Fonseca (Remonta) – Santa Matilde
5. E.M. Pedro Resende – Satélite
6. E.M. Vereador Alfredo Laporte – Santa Terezinha
7. E.M. Napoleão Reis – Carijós
8. E.M. Alfredo Mafuz – São Dimas
9. E.M. Marinho Fernandes – São Judas Tadeu
10. E.M. Luiz Carlos G. Beato – Lourdes
11. E.E. Monsenhor José Ferreira – Paulo VI
12. E.E. Geraldo Bittencourt – Sagrado Coração de Jesus
13. E.E. Domingos Bebiano – Centro
14. E.E. Astor Viana – Progresso
15. E.E. Moacir de Souza – São Benedito
16. E.Infantil Aquarela do Saber – São João
O projeto busca motivar e conscientizar a população à respeito da preservação ambiental e da prática da cidadania, apoiando o Larmena na realização do serviço gratuito e filantrópico de acolhimento a crianças e adolescentes da comarca de Conselheiro Lafaiete. Além de incentivar os alunos das escolas participantes com teatro, palestras e premiações. Estabelecimentos comerciais do ramo alimentício que ainda não são clientes cadastrados da Recomix, podem entrar em contato com o Larmena e solicitar uma bombona para acondicionar o óleo usado. Com uma simples atitude você evita danos ao meio ambiente e ajuda a gerar renda para uma instituição da cidade.
Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook