Projeto ajudará população rural na prevenção ao câncer na região

Nesta quarta-feira, 27/11, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi criada em 1988, com o intuito de ampliar o conhecimento da população sobre as formas de prevenção e de tratamento da doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 300 milhões de homens foram diagnosticados com câncer em 2018. Do total, 68.220 são casos de câncer de próstata. Já nas mulheres, 282 milhões foram identificadas com algum tipo de câncer.

Elaine Coelho desenvolveu o projeto de prevenção ao câncer.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde   (OMS), aproximadamente 30% das mortes provocadas pelo câncer poderiam ser evitadas. A importância do paciente receber o diagnóstico prematuramente e estar envolvido em ações preventivas é fator considerável para diminuição no número de casos.

Atividades de prevenção e criação de políticas públicas voltadas à questão consiste em obter melhores resultados na prática de hábitos saudáveis e buscar auxílio e orientação médica para exames preventivos e metodologias de orientação à população. Com base neste conceito de prevenção, a estudante do curso de graduação em biomedicina da Faculdade Santa Rita – Fasar, de Conselheiro Lafaiete, Elaine Coelho desenvolveu um projeto que será executado pela AMALPA (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba) com apoio e orientação acadêmica.

Reunião o vice-prefeito de Ouro Branco, Celso Vaz.

O projeto tem como público alvo a população rural que por vezes se expõe de maneira inadequada aos defensivos agrícolas e essas substâncias tóxicas podem gerar em longo prazo uma intoxicação crônica no organismo sendo fator possivelmente associado ao desenvolvimento de várias doenças entre elas o câncer

O objetivo é promover ações que visam reduzir os riscos de contaminação e intoxicação por agrotóxicos e estimular a utilização de equipamentos de segurança (EPI) adequado para tal manejo. O projeto está em fase de implantação nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Casa Grande e Ouro Branco. Já foram realizadas reuniões com representantes das Secretarias e Departamentos de Saúde, Educação e Agricultura destes municípios com o objetivo de organizar ações juntos aos produtores rurais.

Ação em Casa Grande.

Com a ideia de disseminar informação e ser um ponto de apoio aos profissionais e pacientes que lidam diariamente com o câncer nasceu a Oncolife que é uma página no instagran voltada ao compartilhamento de notícias e depoimentos que visam promoção contínua dos atos de prevenção.

Interessados em conhecer o projeto poderão também entrar em contato pelo email: [email protected]

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook