Fazenda Paraopeba fica ilhada após rio transbordar com as últimas chuvas

As últimas chuvas causaram o transbordamento do rio e acabou provocando o alagamento na área da Fazenda Paraopeba, às margens da MG-383, no limite entre Conselheiro Lafaiete e São Brás do Suaçuí. A água tomou conta do área no entorno da fazenda que ficou ilhada no meio da enchente.

Á água chegou bem próximo das janelas do primeiro pavimento da fazenda. No local há uma passagem para a localidade de Caeté que também ficou alagada deixando os moradores sem passagem para a MG-383. No sábado, 25/01, só era possível chegar a rodovia a pé por uma trilha que fica em uma fazenda localizada na parte mais alta que não foi atingida pela enchente.

A Fazenda Paraopeba foi restaurada e inaugurada em 2017 e está sob a responsabilidade da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete. De acordo com historiadores, a Fazenda Paraopeba foi construída por volta do Século XVIII sendo propriedade do inconfidente Alvarenga Peixoto. A segunda etapa da Fazenda foi construída no Século XIX.

Nos Autos da Devassa (inquérito que incriminavam os inconfidentes) há referência a fazenda denominada no documento como “Fazenda Covão”.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook