Com nove casos suspeitos de coronavírus, Lafaiete decreta Situação de Emergência

Após reunião realizada na Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, entre o prefeito Mário Marcus (DEM), secretários de Saúde e Educação, profissionais das áreas e uma comissão de vereadores foi acordado que em decorrência da pandemia do novo coronavírus, declarar Situação de Emergência em Saúde Pública no município por meio do decreto Nº 574 de 16 de março de 2020. O documento dispõe sobre medidas para o enfrentamento da doença, entre elas suspensão das aulas da rede municipal de ensino e cancelamento de eventos públicos e privados.

LEIA AQUI O DECRETO NA INTEGRA.

As aulas das escolas municipais ficarão suspensas de 18/03 (quarta-feira) até 31 de março. Quanto aos estabelecimentos de ensino particular, o governo municipal também recomenda a paralisação das aulas, conforme legislação federal e estadual.

Os eventos públicos e privados ficam suspensos até a mesma data. Já os previstos para o mês de abril, as medidas serão tomadas em momento oportuno, após reuniões com autoridades públicas, padres, pastores e outros responsáveis.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou as seguintes linhas telefônicas para atendimento das pessoas que tenham sintomas de gripe, com febre acima de 38 graus e dores de garganta: 3769-2547 e 3763-9525. Ao comunicar seu estado de saúde, o cidadão será orientado e direcionado para os cuidados que forem necessários.

Até o momento, Conselheiro Lafaiete registrou nove casos suspeitos, nenhum foi confirmado. Esses pacientes, assim como seus familiares, estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados, diariamente, por profissionais da saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde criou uma comissão para o acompanhamento e enfrentamento imediato, adotando todas as medidas de prevenção e orientação repassada pela Organização Mundial de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. O município através da Secretaria Municipal de Saúde vem acompanhando os casos e atualizações conforme protocolos internacionais.

A administração municipal estará envolvendo todos os setores responsáveis e afins para proporcionar orientação e implementar todas as ações possíveis para enfrentamento do COVID-19 e atendimento a população.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook