Em Conselheiro Lafaiete não haverá fechamento de comércio por prevenção ao coronavírus como ocorrerá em Belo Horizonte a partir desta sexta-feira, 20/03, após determinação do prefeito da Capital, Alexandre Kalil (PSD). Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 19/03, juntamente com representantes do poder judiciário. segurança pública e da área de saúde, o prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus (DEM) descartou o fechamento do comércio, mas afirmou que irá cobrar a adoção de medidas.
Mário Marcus afirmou que já teve uma reunião com representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, Agropecuária e Serviços (ACIAS) e Sindcomercio e solicitou a eles que apresentassem ações de prevenção ao coronavírus nos estabelecimentos comerciais para que clientes e funcionários não seja expostos aos riscos de contaminação.
Uma das alternativas segundo o prefeito seria reduzir o horário de funcionamento do comércio. “Em nenhum momento falamos em fechar o comércio, mas vamos nos reunir novamente para tomar medidas de prevenção”, afirmou Mário Marcus.
Com relação aos bares e restaurantes, o prefeito disse que não estão previstos fechamentos, mas há a orientação da Secretaria Municipal de Saúde para que não haja aglomeração nestes estabelecimentos. Já cinema, clubes e boates a recomendação é que permaneçam fechados.
Nesta sexta-feira, 20/03, o prefeito Mário Marcus e a equipe de enfretamento ao coronavírus irá se reunirá novamente com as entidades que representam o comércio para discutir as medidas a serem adotadas nos próximos dias.
Comunicado
Em um comunicado assinado pela CDL, ACIAS e Sindcomercio recomenda-se que os estabelecimentos que abrem às 07h, o funcionamento seja até 16h. Os que abrem às 8h é recomendado que passam a funcionar a partir das 8h30 e fechem às 18h.
Casos suspeitos
Nesta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o registro de 17 casos suspeitos em Conselheiro Lafaiete. Destes três foram descartados e 14 ainda aguardam o resultado dos exames. Nenhum caso de coronavírus foi registrado no município até o momento.
Confira as recomendações das entidades do comércio:
Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook