Arquidiocese de Mariana suspende procissões e atos externos da Semana Santa

A Arquidiocese de Mariana emitiu nesta quinta-feira, 26/03, um comunicado com orientações sobre as tradicionais celebrações do Setenário das Dores e Semana Santa. No documento, assinado pelo arcebispo, Dom Airton José dos Santos orienta as paróquias de como realizar as celebrações se adequando ao momento atual da pandemia do coronavírus.

Com relação ao ato do Setenário das Dores, Dom Airton orienta que seja celebrado de forma adequado ao ambiente dos lares e das transmissões pelos meios de comunicação. Este ano a Semana Santa será celebrada entre os dais 05 e 12 de abril em todas as paróquias sem a participação dos fiéis e a orientação é que dentro das possibilidades os atos religiosos sejam transmitidos ao vivo pelos meios de comunicação.

Procissões, encenações, atos devocionais e eventos que possam causar aglomerações de pessoas estão suspensos. Porém, Dom Airton recomenda que as expressões de piedade popular e procissões que enriquecem os dias da Semana Santa ficam transferidas para setembro nos dias 14 (festa da Exaltação da Santa Cruz) e 15 (Dia de Nossa Senhora das Dores).

Na sexta-feira da Paixão, que este ano será no dia 10/04, não haverá os atos externos como procissões e encenações bíblicas, mas de acordo com a orientação da Arquidiocese de Mariana, as paróquias devem celebrar o dia sem a participação do povo.

Confira o documento na integra clicando aqui.

Fotos: Mauro Dutra de Faria