Arquidiocese de Mariana mantém missas sem a presença dos fiéis e suspende procissões de Corpus Christi

A Arquidiocese de Mariana publicou nesta segunda-feira, 25/05, novas orientações para as paróquias diante da pandemia da Covid-19. De acordo com o documento, seguindo as determinações das autoridades de saúde em consonância com as preocupações das Secretarias de Saúde dos 79 municípios que compõem a arquidiocese, considerando o aumento exponencial do número de pessoas contagiadas pela Covid-19 foi determinado que as igrejas continuem fechadas para não permitir propagação do coronavírus.

No documento, a Arquidiocese de Mariana defende o isolamento social, confirma a permanência da suspensão de missas com a participação do povo, além de celebrações do matrimônio, batismo e Confirmação. O batismo pode ser ministrado em caso de emergência. As exéquias (encomendação) sejam celebradas sem aglomeração de pessoas, de forma digna e breve, usando o rito sem missa e obedecendo às normas emitidas em cada município.

No eventual atendimento de alguma confissão,segundo a arquidiocese devem ser observadas as precauções necessárias tais como a distância entre confessor e penitente, o uso de máscaras protetivas e a higienização e arejamento do local escolhido. Os sacerdotes devem se colocar à disposição para o atendimento sacramental dos enfermos, sobretudo os casos mais graves, obedecendo rigorosamente os procedimentos de segurança que deverão ser obtidos junto às autoridades sanitárias de cada município.

Continua suspensa a visita aos enfermos pelos ministros extraordinários da comunhão eucarística (MECE). As famílias e os cuidadores sejam orientados a facilitar aos enfermos o acompanhamento das celebrações transmitidas. Por causa das necessárias medidas de distanciamento social permanecem suspensas, por tempo indeterminado, as novenas, tríduos e outras celebrações ou atos devocionais públicos.

Dia de Corpus Christi

Para a solenidade de Corpus Christi, no dia 11/06, está suspensa a procissão do Santíssimo Sacramento. As paróquias promovam e transmitam nesse dia a Hora Santa Eucarística. Não sejam promovidas carreatas ou outros deslocamentos conduzindo o Santíssimo Sacramento pelas ruas. O mesmo se aplique em relação às imagens ou ícones dos santos padroeiros em suas festas.

Foto: Paróquia de São Judas Tadeu.

O documento com as orientações foi assinado pelo arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos e pelo chanceler do arcebispado, padre Enzo dos Santos.

Clique aqui e confira na integra as novas orientações da Arquidiocese de Mariana:

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook