Comércio de Lafaiete inicia a semana na Onda Verde e a espera de intervenção junto ao Governo do Estado

O comércio de Conselheiro Lafaiete inicia a semana na Onda Verde do plano “Minas Consciente”, após o Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo do Estado determinar a regressão para os municípios da Macrorregião Centro-Sul de Saúde. A medida que vai até o dia 04/07, já está valendo desde sábado, 27/06, mas poucos estabelecimentos comerciais cumpriram a determinação e continuaram funcionando normalmente e muita gente foi para a rua.

A orientação é que o município continue seguindo os protocolos previstos na onda verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local. Sendo assim, poderão funcionar supermercados, farmácias, padarias, açougues, postos de gasolina e clínicas médicas.

Na sexta-feira, 26/06, em vídeo-conferência com os prefeitos da macrorregião, Mário Marcus argumentou que Conselheiro Lafaiete está com situação da pandemia controlada e citou também que o município se estruturou em leitos para atender pacientes da Covid-19. Mas os argumentos não foram suficientes para que o município pudesse permanecer com o funcionamento das lojas classificadas na Onda Branca.

Mário Marcus buscara junto ao Governo do Estado a permanência na Onda Branca.

Porém, nesta segunda-feira, 29/06, o prefeito Mário Marcus (DEM) deverá intervir ao Governo do Estado para solicitar a permanência de Conselheiro Lafaiete na Onda Branca. Apesar de buscar junto ao Governo do Estado que os estabelecimentos comerciais classificados na Onda Branca continuem em funcionamento, o prefeito também tem cobrado da população para que fique em casa e só saia de casa se for por extrema necessidade e com uso da máscara. A Prefeitura Municipal também promete intensificar a fiscalização no Centro da cidade.

Veja os estabelecimentos comerciais que poderão funcionar dentro da classificação Onda Verde do plano “Minas Consciente” clicando aqui.

Números da Covid-19

Atualmente Conselheiro Lafaiete soma 112 casos de coroanvírus e 77 pacientes recuperados da doença. Dois pacientes da cidade estão internados no hospital de campanha. Apesar dos números apontarem o controle da pandemia, em apenas cinco dias o município chegou a registrar 30 novos casos de Covid entre os dias 22 e 27/06.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook