Durante programa institucional da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete que foi ao ar pela Rádio Carijós nesta quinta-feira, 16/07, o prefeito Mário Marcus (DEM) informou que o município permanecerá mais uma semana na Onda Branca do plano Minas Consciente. A deliberação foi feita pelo Comitê Extraordinário Covid-19 do Governo do Estado.
Porém, segundo o prefeito o sinal de alerta foi novamente apontado pelo comitê já que a taxa de isolamento social no município e nas cidades que compõem a Macrorregião de Saúde Centro-Sul é considerada baixa o que pode causar o fechamento do comércio na semana seguinte. O retrocesso a Onda Verde permitiria apenas o funcionamento dos estabelecimentos comerciais considerados essenciais.
“O índice de isolamento social está muito baixo. Temos um grande número de pessoas nas ruas. Isso faz com que os nossos índices sejam acima da média do estado e das demais regiões e fez com que se ascendesse o sinal de alerta”, afirmou Mário Marcus.
Preocupado com a questão, o prefeito fez um novo apelo a população para que fique em casa e saia somente se for necessário. “É preciso que a população faça a sua parte também. Senão quem vai pagar o preço disso é o comércio e nossa economia que vai ter um grande retrocesso”, disse o prefeito.
Mário Marcus afirmou ainda que é necessário o envolvimento das entidades comerciais junto a administração municipal para que a população seja orientada. Segundo ele, é preciso intensificar as campanhas conscientizando sobre a necessidade do isolamento social. “Precisamos intensificar as campanhas. A imprensa fazendo o seu papel de estar nos ajudando a fazer essas divulgações para que amanhã o comércio não sofra um retrocesso e ai venha culpar o prefeito, a administração municipal que voltamos com a Onda Verde. O prefeito não tem como bater na porta de cada um e pedir a pessoa para ficar em casa. Nós estamos aqui recomendando as pessoas para que todos se conscientizem dessa necessidade de só sair de casa se necessário for”, alertou Mário Marcus.
Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook