Giardíase: uma das infecções intestinais que mais acometem cães e gatos

Continua após a publicidade..

A giardíase é uma das afecções intestinais que mais acometem cães e gatos, sendo caracterizada como uma infecção do intestino delgado e com menor frequência de intestino grosso, causada pelo protozoário giardiassp. Considerada como uma zoonose, sua transmissão pode ocorrer sob as formas direta (contato direto com outro animal infectado) ou indireta (água ou alimentos contaminados, fezes contaminadas).

A atenção deve ser redobrada em relação a higiene local quando ali se fizerem presentes animais infectados. Sinais clínicos como diarreia pastosa a aquosa com presença de muco e odor fétido, presença ou não de sangue, inapetência, vômito, dor, desidratação, perda de peso que se não tratados em tempo hábil poderão levar o animal a óbito. Nos gatos as fezes podem apresentar-se mais mucoides e de coloração clara.

Continua após a publicidade..

O diagnóstico é realizado mediante exame das fezes objetivando maior precisão, haja vista que as sintomatologias apresentadas pelo animal assemelham-se a outras enfermidades. A prevenção da giardíase é de fundamental importância e envolve cuidados em relação aos animais e às pessoas que os cercam. 

Deve-se manter a higienização do animal e do ambiente, uma vez que cistos eliminados nas fezes perduram no ambiente e no pêlo do animal por semanas, sendo necessária a desinfecção local, higienização do animal e das mãos que o manipulam, além dos comedouros e bebedouros. Ofereça água potável e mantenha a vermifugação e vacinação em dia. Opte por produtos desinfetantes que atuam eficazmente no controle ambiental.

O tratamento é medicamentoso e deve ser prescrito por um profissional Médico Veterinário.  O mercado pet disponibiliza de vacina, que deverá ser mantida com reforço anual.

É de responsabilidade do tutor zelar pelo bem estar de seu animal.

“Haverá um dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia, um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade”. Leonardo da Vinci.

Por Dra. Gláucia Fernanda de Ávila – Médica Veterinária

CRMV-MG 21661

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook

PUBLICIDADE