A Arquidiocese de Mariana publicou na sexta-feira, 04/09, um protocolo para o retorno da celebração eucarística com a presença de fiéis. A medida foi publicada 34 dias após a arquidiocese autorizar a reabertura gradual das igrejas e capelas, de celebração dos sacramentos do batismo, penitência, unção dos enfermos e matrimônio.
Para a retomada das celebrações com a presença dos fiéis, os párocos deverão seguir os protocolos de cada município. No caso de Conselheiro Lafaiete, a Prefeitura Municipal liberou a realização de atos religiosos com ocupação de 30% da igreja observando o distanciamento entre os presentes que deverão usar máscaras. O Decreto Municipal passa a valer a partir do dia 09/08.
Durante celebração da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, o padre Marcos Macário Mendes que também é vigário episcopal da região Mariana Oeste, anunciou com alegria a nova orientação da arquidiocese, mas afirmou que é preciso avaliar todos os protocolos sanitários do município e organizar a retomada das celebrações com a presença dos fiéis. Segundo ele, isso pode levar pelo menos 15 dias para as paróquias estejam preparadas para receber o povo.
Desde o mês de março as paróquias estão realizando as celebrações eucarísticas de forma privada sem a presença dos fiéis.
Confira na integra a nova orientação da Arquidiocese de Mariana clicando aqui.