Bonifácio Andrada será sepultado nesta quarta em Barbacena

Será sepultado nesta quarta-feira, 06/01, em Barbacena o corpo do ex-deputado federal, Bonifácio Andrada. Ele morreu ontem aos 90 anos por complicações da Covid-19, no Hospital Mater Dei em Belo Horizonte onde estava desde o dia 16 de dezembro.

Às 13h30, haverá missa de corpo presente na Basílica de São José Operário em Barbacena. A celebração terá transmissão pelas rádios 93 FM e Correio da Serra FM, além do Facebook da TV Objetiva, ambas de Barbacena. Por conta das recomendações em decorrência da pandemia da Covid-19, a cerimônia será restrita a família.

O sepultamento está marcado para às 16h no Cemitério da Boa Morte.

Bonifácio Andrada

De uma família tradicionalmente política, Bonifácio Andrada foi vereador em Barbacena, onde nasceu. Em 1955, foi oficial de gabinete do ministro da Agricultura no governo do então presidente Café Filho. Foi deputado estadual por quatro mandatos entre 1959 e 1974.

Bonifácio Andrada também foi deputado federal por 10 mandatos entre 1979 a 2019. Em 1989, foi candidato a vice-presidente da República na chapa encabeçada por Paulo Maluf. Ele também era advogado, jornalista, cientista político, professor universitário, doutor em direito público e atualmente era reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) que possui campus em várias cidades de Minas inclusive em Conselheiro Lafaiete.

Ele deixa a esposa, Amália Borges de Andrada e oito filhos entre eles, o deputado federal, Lafayette Andrada (Republicanos). O prefeito de Barbacena, Carlos Du decretou luto oficial de três dias.