Nesta quarta-feira, 17/02, a Igreja Católica inicia o período quaresmal, tempo marcado pelo jejum, penitência e oração, com a Quarta-feira de Cinzas. É também durante a Quarta-Feira de Cinzas que ocorre o lançamento da Campanha da Fraternidade que, em 2021, é ecumênica e celebrada em comunhão com as Igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).
Por meio da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14), somos convidados a dialogar mais e respeitar a vida de cada pessoa e as diferenças.
Realizada pela CNBB todos os anos no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, a Campanha da Fraternidade de 2021 é promovida de forma ecumênica, ou seja, em parceria entre várias Igrejas Cristãs. A CFE 2021 quer convidar os cristãos e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual. Tudo isso através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo.
“O diálogo deve ser transparente e o critério do diálogo é a verdade. Eu não posso esconder a verdade porque tenho que falar com o outro”, reflete o Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, em vídeo sobre a CFE e a Quarta-Feira de Cinzas de 2021.
Confira a reflexão do arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos:
Fonte: Departamento Arquidiocesano de Comunicação