Padre Paulinho completa 35 anos de vida sacerdotal

O padre Paulo Edson Moreira, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes em Conselheiro Lafaiete completa 35 anos de vida sacerdotal nesta terça-feira, 23/02. Exemplo de fé e perseverança, o padre Paulinho tem como marca de seu ministério a preocupação com os mais pobres e a defesa de uma sociedade mais justa e fraterna.

Padre Paulinho, um dos padres mais queridos de Lafaiete completa 35 anos de serviço ao povo de Deus.

Nascido em 27 de março de 1956, em Valverde, município de Alto Rio Doce, o menino Paulinho veio ao mundo de forma prematura com apenas seis meses e alguns dias de gestação. Ele é filho de Vicente de Assis Moreira e de Maria Augusta da Costa Moreira, ambos já falecidos. Desde o nascimento, Paulinho mereceu atenção redobrada, pela fragilidade de bebê prematuro ainda em fase de formação. Sua mãe com total carinho e dedicação, cuidou extremamente dele tendo o auxílio e zelo da madrinha de Paulinho, dona Nica.

Padre Paulinho ao lado de familiares.

Deu seus primeiros passos já com mais de quatro anos. As irmãs Geralda e Dorinha que nasceram depois dele, já andavam na época.  Frequentou o curso primário, saindo-se muito bem e em suas brincadeiras de infância, a predileta de Paulinho era se vestir de padre e “celebrar” para os colegas e primos. Quando a família residia em Buarque de Macedo, distrito de Conselheiro Lafaiete, escolheu espontaneamente a vocação religiosa sacerdotal. Tinha cerca de 19 anos e havia concluído o 1º grau, comunicando sua decisão aos pais que incondicionalmente, o apoiaram.

Após as providências necessárias e com o apoio e incentivo do primo Geraldo Lucas e dos padres José Ferreira Filho e Josef Arnould, na época, da Congregação dos Padres do Trabalho, foi para Mariana onde concluiu o 2º grau e o curso de Filosofia. Seus primeiros votos concluindo o noviciado, foram feitos na Capela do Seminário dos Padres do Trabalho, no bairro São Dimas, em Conselheiro Lafaiete. Em seguida, se mudou para Contagem, onde residiu na Casa de Formação “Pe. De Man”, onde continuou a sua preparação. Seus estudos, nesta época, foram feitos na PUC (Pontifícia Universidade Católica), em Belo Horizonte, onde cursou Teologia. Paulinho foi ordenado diácono na Paróquia Cristo Salvador, no dia 30 de junho de 1985, pela imposição das mãos de Dom Serafim Fernandes. Em 23 de fevereiro de 1986, na mesma paróquia, foi ordenado sacerdote, pela imposição das mãos de Dom Serafim Fernandes de Araújo, já falecido.

Sua primeira missa foi celebrada na tarde de 24 de fevereiro de 1986, na Matriz de Nossa Senhora das Mercês, na cidade de Mercês onde residiam seus pais e ainda moram seus familiares. Permaneceu na Paróquia Cristo Salvador até meados de fevereiro de 1989, quando veio para Conselheiro Lafaiete, atuando como vigário auxiliar na Paróquia de Santa Terezinha e por breve tempo, na Paróquia de São João Batista, auxiliando ainda, eventualmente em Contagem.

As atribuições de sacerdote não o impediram o padre Paulinho por longo tempo acumular o cargo de professor de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, na Escola Técnica “Os Padres do Trabalho”. A partir de 20 de fevereiro de 1999, passou a celebrar na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, tornando-se a pedido de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, o administrador paroquial, onde é o pároco desde 1998, atendendo 15 comunidades.

Em 2003, trabalhou como orientador de Formação Humana e Cristã no Colégio Potência, tendo atuado por 10 anos. Em 2005, recebeu o título de “Cidadania Honorária”, por indicação do então vereador Dr. Ivar Cerqueira Neto.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook