Câmara de Lafaiete instala CPI do transporte público e da Covid

Duas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) foram instaladas pela Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete na sessão desta quinta-feira, 06/05. A primeira a instalada é a CPI do transporte púbico a pedido do vereador Pedro Américo (PT).

Na semana passada, o requerimento também recebeu a assinatura de oito vereadores. No plenário, a abertura da CPI foi aprovada por unanimidade e em seguida, a comissão foi instalada pelo presidente da Câmara, João Paulo Fernandes Resende (DEM) que alertou que a CPI vai fiscalizar e não tem poder para determinar que a cidade tenha ônibus circulando.

A CPI terá como presidente o vereador Pedro Américo (PT) tendo ainda como membros os vereadores Vado Silva (DC), Damires Rinarlly (PV), Erivelton Jaime (Patriota) e Giuseppe Laporte (MDB). Conselheiro Lafaiete atravessa um grave momento no setor de transporte coletivo. A Viação Presidente não teve o contrato renovado pelo município após descumprimento de contrato de concessão. Por ordem judicial a empresa teria que continuar com a prestação do serviço até que outra fosse contratada pelo município.

Porém, desde o dia 23 de março após funcionários paralisarem as atividades em protesto contra o não pagamento e salários e benefícios, a Viação Presidente não colocou mais nenhum ônibus em circulação. O município credenciou vans escolares para atuarem no transporte coletivo de forma emergencial, mas nem todos os bairros foram contemplados pelo serviço.

Na noite passada, um incêndio na garagem da Viação Presidente causou a destruição de dois ônibus. A ação rápida do Corpo de Bombeiros que foi acionado por moradores próximos ao local, impediu que o fogo propagasse para outros ônibus estacionados no local.

CPI da Covid

O requerimento solicitando a abertura de CPI da Covid foi aprovado pelos 13 vereadores. O documento de autoria do vereador André Menezes (PL) ganhou força na Câmara Municipal nos últimos dias sendo assinado de forma unânime.

O vereador André Meneses será o presidente da CPI que terá como membros os vereadores Fernando Bandeira (DEM), professor Eustáquio (PV), Renato Pelé (Podemos) e Pastor Angelino (PP). Por meio da CPI os vereadores irão apurar a atuação do município no combate à pandemia.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook