Entidade solicita vacinação contra a Covid para os profissionais do comércio de Lafaiete

O Sindcomércio (Sindicato do Comércio de Conselheiro Lafaiete), encaminhou a prefeito Mário Mario Marcus (DEM) a solicitação para que os profissionais que atuam no comércio sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.  A informação foi confirmada em nota enviada pela entidade nesta terça-feira, 29/06.

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Confira a nota na integra:

A vacinação tem se mostrado o melhor caminho para que as cidades possam retomar a normalidade das atividades em geral. Desde o início a ordem de vacinação tem considerado critérios de risco, tendo em vista aspectos pessoais de saúde, faixa etária e níveis de exposição profissional ao vírus, que é pode ser alto no caso do trabalho no comércio.

Nesse sentido, o presidente do Sindcomércio, Bento José Oliveira, encaminhou ao prefeito solicitação para que os profissionais que atuam no comércio de bens e serviços de Conselheiro Lafaiete, tenham sua atividade profissional considerada prioritária para a vacinação e que esta possa ser iniciada imediatamente.

Isto já está ocorrendo no setor de farmácias, cujos profissionais já estão sendo vacinados e precisa se estender para outros setores. A reivindicação se justifica pelo nível de exposição desses profissionais e também pela relevância social e econômica da atividade comercial para o município de Conselheiro Lafaiete.  Esses profissionais, grande parte deles desde o início da pandemia, tem estado na linha de frente, garantindo assim o abastecimento e o funcionamento da economia local.

É necessário estabelecer uma ordem de vacinação antecipada e adequada, considerando além da idade, também o nível de exposição, que é maior em determinadas atividades. A exemplo do que acontece no setor de farmácias, os outros setores do comércio precisam ter a vacinação priorizada, especialmente pelo alto fluxo de pessoas, o que aumenta o nível de exposição, podendo ser esse um dos critérios para estabelecer a ordem de prioridade.

A priorização da vacinação dos profissionais do comércio, é mais importante ainda para cidades com o perfil de polo regional com a economia baseada no comércio de bens e serviços, caso de Conselheiro Lafaiete. A determinação dessa prioridade pelo executivo municipal é de grande importância para o setor e para o município, tendo o Sindcomércio solicitado uma resposta urgente do prefeito Mário Marcus para a questão e se colocado à disposição para discutir os detalhes da aplicação dessa priorização, como ordem de setores entre outros.