Lafaiete realiza XIII Conferência Municipal de Assistência Social

Na sexta-feira, 30/07, aconteceu em Conselheiro Lafaiete a XIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).

Neste ano, foi abordado o tema: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Além de reafirmar o papel da assistência social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira, o tema da conferência traz os usuários para o centro do debate.

Nesse sentido, a XIII Conferência Municipal dá continuidade à perspectiva adotada pelo II Plano Decenal de eleger os usuários, sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro do debate e do planejamento da política de assistência social. O tema central da conferência foi explanado pelo secretário-executivo do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Estado de Minas Gerais – COGEMAS/MG, Paulo Henrique Souza Breçane.

O evento, que este ano foi realizado de forma hibrida, na Câmara Municipal e virtualmente através do canal da SMDS no YouTube, contou com participação de autoridades, representantes de usuários da assistência social, conselheiros municipais, membros da sociedade civil, representes dos trabalhadores da área e de entidades. A conferência representou um momento de debate para avaliação da política de assistência social e proposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.

Após as discussões, os temas dos cinco eixos temáticos foram apresentados em plenária, conforme propostas oriundas das pré-conferências. Por fim, foram escolhidos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual. Seguindo o princípio da paridade na conferência houve representatividade na mesa de honra, assim composta: Cinara Patrícia (representante dos trabalhadores da área), Nayara Georgia (representante dos usuários), vereador Pastor Angelino (representante da Câmara Municipal), Magna Cupertino (secretária municipal de Desenvolvimento Social) e Aline Gonzaga (presidente do CMAS). Todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 foram seguidos durante a realização da conferencia.