Monumento alusivo a primeira pepita de ouro do Brasil é inaugurado em Itaverava

O dia 1º de setembro foi marcado em Itaverava com a inauguração do monumento da primeira pepita de ouro do Brasil, encontrada na cidade em 1694 e oficialmente informada à Coroa Portuguesa. O histórico episódio mudou os rumos da história do município e foi à partir daí que o então Arraial de “ItaBeraba” começou a ser formado, sendo um dos primeiros arraiais de Minas Gerais. O nome surgiu do Tupi Guarani “Pedra Brilhante”.

Monumento foi instalado no Centro de Itaverava.

O monumento foi instalado na rotatória do Núcleo Histórico Urbano do município e possui uma escultura inspirada na descoberta do ouro, levando em consideração o estudo das referências históricas do final do século XVII. A inauguração contou com a presença do prefeito, José Flaviano; o vice-prefeito, Fábio Pereira; secretários municipais, vereadores, homenageados, grupos culturais, convidados e itaveravenses.

Prefeito e vice de Itaverava ao lado do monumento.

A obra é uma ação da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, representada pela secretária Tatiana Rezende de Matos com o apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. O artista da obra foi Felipe Dias Rodrigues, em parceria com o produtor cultural da Art Cool, Guilherme Dias de Castro.

Clique aqui e curta a página do Site Lafaiete Agora no Facebook