Após intenso trabalho, incêndio está controlado na Serra de São José

Após quatro dias de intensos esforços de bombeiros e brigadistas, o incêndio na Serra de São José na região de Prados está finalmente sob controle. Durante toda a quinta feira, 09/09, cerca de 20 bombeiros e 30 brigadistas estiveram no local realizando combate direto e monitoramento.

Incêndio foi controlado nesta quinta-feira.

Os trabalhos ainda contaram com o apoio de um helicóptero do IEF (Instituto Estadual de Florestas) tripulado por policiais militares especializados neste tipo de ocorrência e dois aviões Air Tractor, com capacidade para pulverizar água nos locais incendiados.

De acordo com o tenente Guimarães, comandante do Segundo Pelotão de Bombeiros de São João Del Rei, as equipes realizaram trabalhos durante todo o dia, desde antes de amanhecer. “Graças aos incansáveis esforços dos combatentes por todos estes dias e uma ação muito bem coordenada entre Corpo de Bombeiros e Instituto Estadual de Florestas, podemos dizer que o incêndio está sob controle”, afirmou.

 Apesar de as chamas estarem controladas, as equipes permanecerão em estado de alerta, uma vez que o risco de reignição não pode ser descartado. Ainda segundo Guimarães, por toda a madrugada a situação será monitorada e pela manhã, equipes de brigadistas irão ao local para fazer um rescaldo, visando extinguir qualquer chance de as chamas voltarem.

“Em ocasiões assim, é necessário estar alerta 24 horas”, alerta o tenente Guimarães. Após a extinção total das chamas, as causas serão apuradas e será feita uma medição mais completa da área atingida.  De acordo com estimativas iniciais, deve chegar a mais de 800 hectares.