História da tradicional Banda Centro Ó Fônico de Lafaiete é contada em livro

Mais tradicional e irreverente banda de Conselheiro Lafaiete acaba de lançar o livro contando a sua trajetória. Este era um dos projetos que fazia parte das comemorações dos 80 anos de vida da Banda Centro Ó Fônico do Arraiá do Povinho em 2020 que com a pandemia teve de ser adiado e agora saiu do papel. Ou melhor, finalmente foi para o papel.

Banda Centro Ó Fônico é sempre uma atração em Conselheiro Lafaiete.

Elaborado por Edmar Vianna e Márcio Dornelas Nogueira, respectivamente presidente e vice-presidentes da banda, a pequena obra traça os caminhos da bandinha desde sua fundação em 1940 até os dias atuais de forma resumida. O livro urgiu de um trabalho inicial para fazer parte do “Memorial das Bandas de Música” inaugurado em 2019, no Museu e Arquivo “Antônio Perdigão”. Novos fatos, fotografias e histórias engraçadas bem ao estilo lúdico da Banda Centro Ó Fônico foram surgindo. Sendo assim, perceberam que os fatos não caberiam somente em algumas linhas e assim foram transportados para o livro.

Edson Silva (tesoureiro) ao lado dos autores Edmar Vianna e Marcio Dornellas.

As histórias da banda se fundem com a vida social e cultural da cidade ao longo dos 80 anos. Trechos do livro de atas que está na ativa até hoje, narram com riqueza de detalhes os costumes e tradições de Conselheiro Lafaiete principalmente na década de 60. Eles foram transcritos de forma fiel para a obra e servem de fio condutor as várias aventuras da banda pelos clubes da cidade, além de apresentações na capital mineira com direito a exibição ao vivo na TV, citando escolas de samba e figuras do comércio local.

Quem tiver um pouquinho mais de idade com certeza vai se sentir dentro de alguma passagem narrada. Sem pretensão, brincando de ser escritores ou talvez historiadores, Edmar Vianna e Márcio Dornelas Nogueira compartilham de forma humilde com todos, esta experiência. “Ao tentar recontar nossa história tivemos a grata satisfação de revisitar momentos e pessoas de nossa sociedade, um exercício que recomendamos a todos. Vá aos museus, leiam os livros de nossos escritores, ouçam nossos músicos, valorizem nossas manifestações culturais, mesmo sem perceber somos parte delas”, destaca Márcio.

A obra foi editada com recursos da Lei Aldir Blanc e como era ideia original será oferecida aos homenageados pelos 80 anos da Banda Centro Ó Fônico e distribuída a bibliotecas, museus e entidades ligadas a cultura em Conselheiro Lafaiete e região.

Onde comprar

O livro “Banda Centro Ó Fônico – 1940-2020” já está à venda à R$ 25,00. Parte da renda será destinada ao grupo Só Amor que realiza ações sociais em Conselheiro Lafaiete. Confira os pontos de venda:

ROZZÁRIO PLANEJADOS – Rua Amaro Ribeiro, nº 32, no bairro Rosário;

BRECHÓ DA CELESTE – Rua Pimentel Salgado, nº 83, bairro Rosário;

BETH CONFECÇÕES – Rua Rubens Amaral, nº 289, bairro Santa Matilde;

PET SHOP CANTINHO DO CÃO BANHO E TOSA – Rua Carijós, nº 151, bairro Fonte Grande;

MUSEU CAFÉ E ARTE ESPAÇO MULTICULTURAL PAULINHO DEMOLIDOR – MG-482, nº 1458, bairro Gigante;

HEMOLAB MEDICINA LABORATORIAL – Avenida Prof. Manoel Martins, nº 236, bairro Campo Alegre;

AVENIDA CAR – Avenida Pref. Telésforo Candido Rezende, nº 450, Centro;

BBM MUSIC STORE – Rua Assis Andrade, nº 530 – Centro.