A Via Sacra é um piedoso exercício de oração que contempla a paixão e morte de Jesus Cristo. Em Conselheiro Lafaiete, os católicos continuam mantendo a tradição de realizar o ato religioso durante o período da Quaresma.

Na comunidade de Rancho Novo os moradores realizam a Via Sacra às quartas e sextas-feiras, a partir das 19h. Durante a Quaresma, os moradores percorrem as ruas da comunidade meditando os 14 passos da Via Sacra.

Santuário de São Judas Tadeu
No Santuário de São Judas Tadeu durante o período da Quaresma, a Via Sacra acontece às quartas-feiras pelas ruas do bairro após a missa das 19h. Já às sextas-feiras, a Via Sacra acontece no Santuário às 18h30.
Basílica do Sagrado Coração de Jesus
Na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, o exercício da Via Sacra acontece às quartas e sextas-feiras após à missa das 19h.
Santuário do Luz
No Santuário de Nossa Senhora da Luz, às sextas-feiras durante a Quaresma também acontece a Via Sacra às 18h30 e em seguida missa.
Paroquia do Bom Pastor
Na Paróquia do Bom Pastor, durante a Quaresma, a Via Sacra acontece às quartas-feiras às 19h e sextas-feiras, após da missa das 19h.















