O lafaietense Matheus Filipe Lopes Silva estudante de música na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), vai lançar a ópera “A Bênção do Addio”. A obra inédita conta uma história bastante peculiar. Trata-se do drama onde uma família de italianos imigrantes instala-se no Brasil por volta de 1875 e um homem aceita um pacto sangrento que deve oferecer a vida do seu filho em sacrifício em troca de riqueza e sucesso. A partir daí que começa a história apresentada na obra.
Matheus explica que ópera em sua completa execução, conta com um prelúdio, 28 árias, dois interlúdios e vários recitativos distribuídos em quatro atos. A “Pocket ópera” (versão reduzida da obra), conta com apenas 13 excertos da obra completa, distribuídos em três pequenos atos. Segundo ele, projeto é de extrema importância para o curso de música da UFSJ e músicos envolvidos.
Se tratando de uma obra inédita escrita e apresentada por um estudante universitário de música, o departamento de música da UFSJ abre espaço para que a montagem, orientação pedagógica e execução da composição sejam feitas por alunos e professores da universidade e músicos convidados.
A primeira e inédita montagem, conta com alunos, equipe técnica, figurinista, diretores de cena e equipe de apoio do curso de música da UFSJ e músicos locais convidados, sob orientação pedagógica e regência do professor Dr. Modesto Fonseca e demais professores. A estreia da obra completa foi atrasada devido a pandemia da Covid-19 e só agora será realizada, no segundo semestre de 2022 em São João del-Rei. A ópera traz à tona a primeira grande obra autoral acadêmica do curso de música da UFSJ em formato de ópera, escrita e executada por músicos universitários na segunda década do século XXI.
As apresentações serão realizadas no Teatro Municipal São João del-Rei conforme a programação abaixo: